Encorajamento para dias difíceis (XX)

Warren W. Wiersbe

 

Ajuda, esperança e felicidade

     Um dia estava a desfolhar uma velha Bíblia minha e descobri uma anotação que escrevi numa das margens no dia 13 de Agosto de 1957. Nessa altura eu estava a participar numa acção evangelística na Dinamarca e as coisas estavam realmente difíceis. O versículo que eu tinha sublinhado era o Salmo 146:5: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus.” Tenho a certeza de que naquele dia este versículo deu-me grande ânimo, pois promete tudo quanto o Cristão necessita – ajuda, esperança e felicidade. Este versículo é como aquelas tabelas que aparecem nas costas das caixas dos cereais que listam os valores mínimos diários requeridos para a saúde. Nós aqui temos os mínimos diários requeridos para a saúde espiritual – ajuda, esperança e felicidade.

     “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio ...” Independentemente do quão capazes e eficientes nós possamos ser, chegam sempre momentos em que precisamos de ajuda. Eu não tenho nenhuma capacidade de resolver problemas de mecânica, por isso dependo da ajuda da oficina de mecânica sempre que o meu carro tem se der intervencionado. Eu tento cuidar da minha saúde, mas há ocasiões em que a ajuda especializada do médico ou cirurgião é necessária. Nós dependemos da ajuda de outros ao longo do dia – das pessoas que tratam dos circuitos telefónicos, dos operários que garantem o funcionamento dos autocarros e comboios, das pessoas que imprimem o jornal.

     Mas há Um cuja ajuda está, de longe, acima de todas, e Esse é o Deus de Jacó. Deus pode fazer por nós o que mais ninguém pode fazer. O Salmo 46:1 diz-nos que Deus é “socorro bem presente na angústia.” O salmista disse, “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” Nós confiamos nas pessoas, no entanto as pessoas falham-nos; e por vezes nós falhamos com os outros. Mas quando colocamos a nossa confiança no Senhor, Ele dá-nos a espécie de ajuda que nunca falha.

     Deus é aqui chamado de “o Deus de Jacó,” e isto é para mim um grande encorajamento pois Jacó estava sempre a precisar de ajuda. Quando Jacó enganou o seu irmão e pai e teve de deixar o lar, ele ficou totalmente só num mundo nada amigável. No entanto Deus protegeu-o e dirigiu-o e satisfez todas as suas necessidades. Quando outros homens tentaram magoar Jacó Deus avançou e protegeu-o. Deus cumpriu os Seus propósitos para com Jacó e tornou-o no Pai das tribos de Israel. Por vezes Jacó foi um homem desobediente, mas ainda assim Deus ajudou-o e providenciou para ele.

     Portanto há aqui uma palavra de encorajamento para nós hoje: O Deus de Jacó é o nosso auxílio. Hebreus 13:6 diz: “...O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.” Lance o seu fardo sobre o Senhor, e pela fé, receba a ajuda que só Ele pode dar. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”

     Nós temos visto a ajuda que Deus nos dá; pensemos agora na esperança. É triste dizer que há multidões de pessoas que não têm esperança. Não têm nada que as motive para viver, nada para esperar. Recebo muitas vezes chamadas telefónicas desesperadas que são sobre o acabar com tudo; a vida para estas pessoas tem-se tornado insustentável, e elas preferem morrer a viver.

     Quando conhece a Jesus Cristo, passa a ter sempre esperança. Paulo diz-nos que Jesus Cristo é a nossa esperança! Para o Cristão a esperança não é uma miragem ou um cego optimismo. A nossa esperança em Cristo é uma certeza. Hebreus 6:19 diz-nos que a nossa esperança em Cristo é uma âncora. E essa âncora nunca vacila nem nunca falha. O Cristão “regozija-se na esperança” pois ele sabe que o futuro está assegurado em Cristo.

     A nossa esperança em Cristo está baseada na Palavra de Deus, a Bíblia. Porque confiamos nas Suas promessas, experimentamos a Sua esperança. Independentemente de quão escuro se possa tornar o dia, ainda temos a luz da Sua Palavra para nos encorajar. Ferdinand Magellan levou trinta e cinco bússolas com ele quando iniciou a sua viagem à volta do mundo. Um navio sem bússola está condenado – e assim também uma vida sem esperança. A Palavra de Deus é a luz que nos encoraja e a bússola que nos guia.

     É claro que se nunca tivesse confiado em Cristo como seu Salvador, nunca teria esperança. É só quando nos rendemos a Ele que a esperança vem ao no nosso coração. O Cristão nunca tem de perder a esperança porque tem um Salvador que caminha com ele rumo ao futuro. Mesmo quando passa pelo vale da sombra da morte, não terá medo, pois Jesus estará ali consigo. Quando O conhece, tem ajuda e esperança, de modo que o presente e o futuro estão ambos assegurados. Não admira o Cristão experimentar a felicidade: “Bem-aventurado [muito feliz ]aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus.” O que é a felicidade? Nestes dias temos muitas definições imaginosas e superficiais. Mas para a pessoa madura, felicidade é muito mais profundo do que descrevem estas definições infantis. Felicidade é aquele maravilhoso sentimento de bem-estar que vem quando dependemos da ajuda de Deus e vivemos na vontade de Deus. Se dependermos da nossa própria ajuda, acabaremos por falhar; e se vivermos para a nossa própria vontade, nunca poderemos ser realmente felizes.

     A felicidade é um subproduto. Se procurar a felicidade, nunca a encontrará; mas se se determinar a confiar em Cristo e em obedecer-Lhe, então a felicidade surgirá no seu caminho. Não pode comprar a felicidade ou armazená-la. Jesus disse, “... a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” De facto, algumas das pessoas mais miseráveis que conheço dependem da sua riqueza acumulada. A felicidade nunca se encontra nas coisas.

     A felicidade também não se encontra nas emoções, pois as emoções nunca perduram. Eu agradeço a Deus por lembranças felizes, e entesouro-as, mas Deus não quer que encaremos a vida olhando pelo espelho retrovisor.

     Qual é a sua necessidade neste exacto momento? Necessita de ajuda? “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio ...,” diz o Salmo 146:5. Necessita de esperança? “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus.” E quando tem a ajuda e a esperança de Deus, também experimenta a Sua felicidade. Terá ajuda para hoje e esperança para amanhã porque confia em Cristo; e terá a felicidade no seu coração como um abençoado subproduto da graça de Deus.      
São os montículos que te fazem escalar
 Encorajamento para dias difíceis

Warren W. Wiersbe
Encorajamento para dias difíceis (I)
Encorajamento para dias difíceis (II)
Encorajamento para dias difíceis (IIII)
Encorajamento para dias difíceis (IV)
Encorajamento para dias difíceis (V)
Encorajamento para dias difíceis (VI)
Encorajamento para dias difíceis (VII)
Encorajamento para dias difíceis (VIII)
Encorajamento para dias difíceis (IX)
Encorajamento para dias difíceis (X)
Encorajamento para dias difíceis (XI)
Encorajamento para dias difíceis (XII)
Encorajamento para dias difíceis (XIII)
Encorajamento para dias difíceis (XIV)
Encorajamento para dias difíceis (XV)
Encorajamento para dias difíceis (XVI)
Encorajamento para dias difíceis (XVII)
Encorajamento para dias difíceis (XVIII)
Encorajamento para dias difíceis (XIX)
Encorajamento para dias difíceis (XX)
Encorajamento para dias difíceis (XXI)
Encorajamento para dias difíceis (XXII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIV)
Encorajamento para dias difíceis (XXV)
Encorajamento para dias difíceis (XXVI)
Encorajamento para dias difíceis (XXVII)
Encorajamento para dias difíceis (XXVIII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIX)
Encorajamento para dias difíceis (XXX)

Sermões e Estudos

Fernando Quental
O que fazer em tempos difíceis

Tema abordado por Fernando Quental em 29 de março de 2020

Carlos Oliveira
O Coronavírus e a Bíblia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de março de 2020

David Gomes
Resposta bíblica ao Coronavírus

Tema abordado por David Gomes em 22 de março de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:4 em 01 de abril de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário