Encorajamento para dias difíceis (XXVII)

Warren W. Wiersbe

 

Recursos divinos para dificuldades da vida

     No dia 31 de Outubro de 1517, o Dr. Martinho Lutero fixou as suas 95 teses na porta da igreja em Wittenberg, na Alemanha. O resultado foi aquilo a que os historiadores chamam de Reforma - uma tentativa de trazer de volta aos corações das pessoas a verdade da salvação pela fé. Com a Reforma surgiu não apenas o retorno à doutrina bíblica, mas também o cântico de hinos nas igrejas. Martinho Lutero era um músico competente e usou a música para expressar a sua fé e ensinar o seu povo. “Castelo Forte é nosso Deus”, é um hino que, mais do que qualquer outro, nós associamos a este grande homem e à sua obra. Baseado no Salmo 46, este hino tem, durante séculos, levado os Cristãos a confiarem em Deus independentemente do grau de dificuldade das suas circunstâncias.

     No Salmo 46, encontramos três recursos divinos que nos sustentam nas dificuldades da vida. Para começar, não precisamos de temer porque temos um refúgio. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos ...” Independentemente do que nos possa acontecer, podemos encontrar refúgio no Senhor. O salmista também escreveu, “Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.” O salmista está a dizer, “Mesmo que ocorra um terramoto, não devo recear, porque Deus é o meu refúgio e fortaleza,” Como vê, meu amigo, nada move ou muda Deus. Deus não é afectado pelas convulsões da sociedade ou pela confusão do governo. Ele é a rocha – é firme e seguro – não será movido. Quando nós corremos para Ele afim de obtermos refúgio, Ele está presente para nos proteger.

     Mas notemos que Deus é nosso refúgio e fortaleza. Nós não corremos para Ele para nos escondermos, mas para obtermos ajuda. Ele esconde-nos para nos poder ajudar, e depois impelir-nos de volta à batalha para podermos realizar a Sua vontade neste mundo. Deus não nos esconde para nos mimar, mas para nos preparar. Ele fortalece-nos a fim de nos poder usar.

     Nós temos aprendido que não temos necessidade de temer porque temos um refúgio; e o Salmo 46 diz-nos que não temos necessidade de desfalecer porque temos um rio. “Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada: Deus a ajudará ao romper da manhã.” Jerusalém é uma grande cidade que não está edificada sobre um rio. As grandes cidades do Egipto foram construídas sobre o rio Nilo; Babilónia foi construída sobre o rio Eufrates; Roma foi construída sobre o rio Tibre. Contudo Jerusalém não tinha rio que passasse por ela a fim de a abastecer de água. O piedoso rei Ezequias construiu em Jerusalém um admirável sistema de abastecimento de água para a cidade, trazendo a água através da rocha. Os arqueólogos descobriram este sistema e hoje, em Jerusalém, pode caminhar por ele.

     O Salmo 46 não está a falar de um rio literal, mas antes do suprimento de poder espiritual que o Senhor disponibiliza ao Seu povo. Na Bíblia, a água para se beber é uma figura do Espírito Santo. Em João 7 Jesus compara o Espírito de Deus a um rio de água viva. “Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba ... rios d’água viva correrão do seu ventre. E isto disse Ele do Espírito ...”

     Independentemente de quão difíceis possam ser os problemas da vida, não temos necessidade de temer porque temos um refúgio, e não necessitamos de desfalecer porque temos um rio. Deus providencia para nós o poder espiritual de que precisamos a fim de nos garantir a continuidade a despeito das dificuldades. “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Em nós mesmos, não temos a força de que precisamos para prosseguir; mas podemos vencer pelo Espírito Santo. “Posso todas as coisas em Cristo, que me fortalece.” Já confiou em Cristo como seu Salvador? Se já, confia n’Ele para o poder de que precisa momento a momento e dia a dia? “...a tua força será como os teus dias.”

     Há um terceiro recurso divino que nos é dado no Salmo 46. Não necessitamos de nos afligir, pois temos uma revelação: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus ... O Senhor dos Exércitos está connosco: o Deus de Jacob é o nosso refúgio.” Que revelação maravilhosa – “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.”

     O problema com muitos de nós é pensarmos que somos Deus. Fazemos os nossos planos, puxamos os cordelinhos e tentamos manipular pessoas e situações, só para descobrir que tudo se desintegra. “Aquietai-vos, e sabei ...” Sabei o quê? “Que Eu sou Deus.” “Eu Sou” é um dos grandes nomes de Deus. Quando Moisés disse a Deus que era impossível ele obedecer-Lhe e liderar Israel na saída do Egipto, Deus disse-lhe, “Lembra-te do Meu nome – Eu Sou.” Não, “Eu gostaria de ser”, ou “Espero ser,” mas “EU SOU”! Eu Sou Deus! E Moisés partiu no poder do nome de Deus e derrotou o inimigo e libertou o seu povo.

     Jesus avocou o mesmo nome divino quando esteve aqui na terra. “Eu Sou o pão da vida ... Eu Sou o bom Pastor ... Eu Sou a luz do mundo.” O que quer que necessite, Jesus diz, Eu Sou. O nome do homem é Eu Não Sou; nós simplesmente não temos o que é necessário para tão-somente realizarmos. Mas o nome de Deus é Eu Sou e os recursos do Seu poder estão disponíveis para nós.

     Quando eu estava no seminário, o meu professor de Hebreu disse-nos que as palavras “Aquietai-vos” significam literalmente “Tira daí as tuas mãos!” “Tirai daí as vossas mãos, e sabei que Eu Sou Deus.” Até as pode traduzir por “Relaxai e sabei que Eu Sou Deus.” Por outras palavras, “Tirai as vossas mãos da situação – deixai de brincar de Deus – e permiti que eu assuma o controlo.” Por vezes Deus tem de esperar que nós compliquemos as coisas antes de abrirmos mão e permitirmos que Ele assuma o controlo. Não protele isto por mais tempo; retire já as suas mãos, e deixe que Deus actue.

     Eis então aqui três recursos divinos maravilhosos para que possa alicerçar-se nos momentos difíceis da vida. Nós não necessitamos de temer; temos um refúgio. Não temos necessidade de desfalecer; temos um rio. E nós não necessitamos de nos afligir; temos uma revelação: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.” Castelo forte é o nosso Deus – um reduto que nunca falha!      
São os montículos que te fazem escalar
 Encorajamento para dias difíceis

Warren W. Wiersbe
Encorajamento para dias difíceis (I)
Encorajamento para dias difíceis (II)
Encorajamento para dias difíceis (IIII)
Encorajamento para dias difíceis (IV)
Encorajamento para dias difíceis (V)
Encorajamento para dias difíceis (VI)
Encorajamento para dias difíceis (VII)
Encorajamento para dias difíceis (VIII)
Encorajamento para dias difíceis (IX)
Encorajamento para dias difíceis (X)
Encorajamento para dias difíceis (XI)
Encorajamento para dias difíceis (XII)
Encorajamento para dias difíceis (XIII)
Encorajamento para dias difíceis (XIV)
Encorajamento para dias difíceis (XV)
Encorajamento para dias difíceis (XVI)
Encorajamento para dias difíceis (XVII)
Encorajamento para dias difíceis (XVIII)
Encorajamento para dias difíceis (XIX)
Encorajamento para dias difíceis (XX)
Encorajamento para dias difíceis (XXI)
Encorajamento para dias difíceis (XXII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIV)
Encorajamento para dias difíceis (XXV)
Encorajamento para dias difíceis (XXVI)
Encorajamento para dias difíceis (XXVII)
Encorajamento para dias difíceis (XXVIII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIX)
Encorajamento para dias difíceis (XXX)

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Aviso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 11 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 16 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário