Encorajamento para dias difíceis (XVII)

Warren W. Wiersbe

 

Força para continuar

     Um dos grandes homens da história é o profeta Isaías. Ele ministrou ao seu povo numa altura em que a nação estava a sofrer de decadência interna e invasão externa. Ele viu a vinda dos grandes exércitos Babilónicos e sabia que eles destruiriam Jerusalém, levariam o seu povo cativo, e deixariam a nação em ruína. Mas no meio de toda esta confusão e desânimo, Isaías recebeu uma mensagem de Deus. Era uma mensagem de esperança e de ânimo para o seu povo sofredor: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Esta é uma promessa para as pessoas que estão prestes a desistir.

     Há ocasiões em que a vida se torna difícil e nos sentimos como que a desistir. Tudo à nossa volta pressiona, e o futuro apresenta-se sombrio. Em vez de enfrentarmos o dia com entusiasmo e ávida expectação, encaramos o dia com abatimento e depressão. Estamos prestes a desfalecer. Quando algumas pessoas passam por esta difícil experiência da vida, voltam-se para algum substituto – bebida ou drogas ou entretenimento – só para descobrirem que essas coisas nunca as levam a lado algum. Algumas pessoas desanimadas, esmorecidas pensam mesmo em pôr termo às suas vidas.

     Nas horas difíceis da vida, quando se sentir como que a desfalecer e a desistir, volva-se para esta magnífica promessa de Isaías 40:31. Consideremos o que ela significa para nós hoje.

     Primeiro de tudo, Deus promete ajudar-nos a voar. Há ocasiões nas nossas vidas em que a única solução é voar – erguermo-nos acima dos problemas da vida e sobrevoá-los. Deus quer fazer de nós águias, mas por vezes preferimos rastejar como formigas. Que tragédia! Deus pode erguê-lo acima das circunstâncias difíceis que o têm imobilizado. Isto não quer dizer que as ignore ou esqueça; significa que se deve levantar acima delas e conseguir ter uma perspectiva celestial. A águia pode voar a quilómetros de altura lá no céu – e quando faz isso, as coisas na terra começam a tornar-se muito mais pequenas. Sim, meu amigo, Deus promete fazê-lo voar.

     É claro que se não conhece Cristo como seu Salvador, não pode reclamar esta promessa maravilhosa. Se esse for o caso, então o seu primeiro passo é curvar-se diante d’Ele e entregar-Lhe o seu coração pela fé. Então pode pedir a Deus que o faça voar, e Ele erguê-lo-á às alturas e dar-lhe-á a vitória.

     Deus não somente promete fazer-nos voar, como também promete ajudar-nos a correr. Todos nós sabemos o que é estar cansado. Há ocasiões em que nós simplesmente temos que nos manter a correr, em horas de crise em que simplesmente não podemos desistir. Talvez trabalhe todo o dia e depois passe tempo a visitar um ente querido num hospital ou a cuidar de um amigo e depois volte para casa para cuidar ali das responsabilidades; e assim continuamente, dia após dia. É então que Deus promete dar-nos a força para corrermos e não nos cansarmos.

     Os médicos dizem-nos que as horas de emergência da vida libertam nos nossos corpos força que nunca imaginávamos que tínhamos. As nossas glândulas põe-se a trabalhar e a colocar energia extra na corrente sanguínea, e nós somos capacitados a fazer coisas admiráveis. Se isto é verdade fisicamente, é mesmo mais verdade espiritualmente. Nas horas de emergência da vida, quando temos a certeza de que não conseguimos continuar, Deus capacita-nos a correr e a não ficarmos cansados. Nós simplesmente prosseguimos e cumprimos os propósitos que Deus tem nas nossas vidas.

     Mas há aqui uma terceira promessa: Deus promete ajudar-nos a voar e ajudar-nos a correr, mas também promete ajudar-nos a caminhar. “Caminharão, e não se fatigarão.” Francamente, penso que é mais difícil mantermo-nos a caminhar do que voarmos. De alguma forma durante aquelas horas de crise da vida nós voltamo-nos para o Senhor e encontramos o Seu poder para nos ajudar a sobrevoar os problemas. Há um entusiasmo e desafio especiais nas emergências da vida; mas que dizer das rotinas diárias da vida? Uma coisa é subir com asas como águia, ou correr e não ficar cansado – mas o que dizer de andar, andar, andar, dia após dia?

     Um amigo meu teve uma empregada que muitas vezes saía-se com ditos escolhidos. Um dia disse ao meu amigo, “Sabe, o problema com a vida é que ela é assim diariamente.” Bem, é diariamente – dia após dia, a vida vem a nós – mas Deus prometeu dar-nos a força que precisamos cada dia de modo a podermos caminhar e não desfalecermos. Pode não haver nada de romântico na sua rotina diária, mas é importante para si, para Deus, e para outros que dependem de si.

     Deus pode ajudá-lo a voar, a correr, e a caminhar, mas há algo que tem de fazer. Isa. 40:31 diz, “... os que esperam no Senhor renovarão as suas forças ...” Esperar no Senhor é o segredo de se continuar quando se sente como a desistir.

     O que é que significa esperar no Senhor? Em primeiro lugar, temos de passar tempo na Sua presença em adoração e oração. Nós somos propensos em ser impulsivos e a precipitarmo-nos diante de Deus. Se somente esperarmos no Senhor e permanecermos quietos na Sua presença, conseguiremos obter a sabedoria e força de que precisamos para continuarmos dia após dia. “Espera no Senhor,” diz o salmista, “anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor.” Que diferença faz quando aquietamos os nossos corações diante de Deus, lemos a Sua Palavra, falamos com Ele em oração, e esperamos pacientemente pela Sua força.

     A palavra renovarão em Isa. 40:31 na realidade significa “troca.” “...os que esperam no Senhor renovarão as suas forças ...” Nós trocamos a nossa força pela Sua força. Colocamos no nosso pequeno bolso pilhas e ligamos ao Seu dínamo! Ele tem toda a força de que precisamos para continuarmos e não há razão para desistirmos. Se estiver a considerar desistir, tome, por favor, tempo para considerar a promessa de Isaías 40:31. Espere no Senhor, e deixe-O sossegá-lo. Troque a sua fraqueza pela Sua força e passe tempo diante d’Ele diariamente. Ficará admirado com as mudanças que ocorrerão. Em vez de desfalecer, voará – subirá com asas como águia; correrá e não se cansará; caminhará, e não se fatigará.      
São os montículos que te fazem escalar
 Encorajamento para dias difíceis

Warren W. Wiersbe
Encorajamento para dias difíceis (I)
Encorajamento para dias difíceis (II)
Encorajamento para dias difíceis (IIII)
Encorajamento para dias difíceis (IV)
Encorajamento para dias difíceis (V)
Encorajamento para dias difíceis (VI)
Encorajamento para dias difíceis (VII)
Encorajamento para dias difíceis (VIII)
Encorajamento para dias difíceis (IX)
Encorajamento para dias difíceis (X)
Encorajamento para dias difíceis (XI)
Encorajamento para dias difíceis (XII)
Encorajamento para dias difíceis (XIII)
Encorajamento para dias difíceis (XIV)
Encorajamento para dias difíceis (XV)
Encorajamento para dias difíceis (XVI)
Encorajamento para dias difíceis (XVII)
Encorajamento para dias difíceis (XVIII)
Encorajamento para dias difíceis (XIX)
Encorajamento para dias difíceis (XX)
Encorajamento para dias difíceis (XXI)
Encorajamento para dias difíceis (XXII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIV)
Encorajamento para dias difíceis (XXV)
Encorajamento para dias difíceis (XXVI)
Encorajamento para dias difíceis (XXVII)
Encorajamento para dias difíceis (XXVIII)
Encorajamento para dias difíceis (XXIX)
Encorajamento para dias difíceis (XXX)

Sermões e Estudos

Alberto Veríssimo
Perto da verdade, porém longe

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 24 de maio de 2020

Carlos Oliveira
Morte - significado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de maio de 2020

David Gomes
A casa de Jesus

Tema abordado por David Gomes em 17 de maio de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:6 em 20 de maio de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário