Questões para os que hoje batizam na água refletirem (II)

Carlos M. Oliveira     Recebemos o seguinte e-mail, como reação ao artigo que escrevemos, "Questões para os que hoje batizam na água refletirem":

     "Olá, Se o batismo em água é errado, por que Cristo ordenou o batismo? Essa ordem foi dada somente para os discípulos? E o o batismo de Cristo foi inválido? E o do eunuco não teve valor? Realmente não consegui compreender essa novidade. Quanto sangue foi derramado inutilmente."

     Transcrevemos aqui este e-mail e a resposta que demos (a seguir), em virtude de poder ajudar alguém que tenha as mesmas questões.

     Resposta:

     Estimado ________,

     Estamos gratos pelo seu e-mail. Se ler os links que se seguem abaixo do artigo, Questões para os que hoje batizam na água refletirem”, nomeadamente, O Baptismo na Água (I … XXII), encontrará as respostas para essas e outras perguntas. De qualquer modo, de forma muito resumida, responderei já às suas questões:

     Sim, Cristo ordenou o batismo … aos 12 apóstolos (Mat. 28:19), que pertencem às 12 tribos de Israel e se assentarão sobre 12 tronos para as julgar (Mat. 19:28). Ao Apóstolo dos Gentios, portanto nosso apóstolo, Paulo, Cristo não enviou a batizar (1 Cor. 1:17). É importante pensar bem nessa questão, pois Cristo ordenou mais coisas que ninguém na Cristandade está a fazer, obedecendo.

Por exemplo, Cristo mandou vender tudo o que tinham, e não o mandou apenas ao jovem rico (Mat. 19:21), pois os 12 também o fizeram (ver. 27); aliás, todos os crentes de então o fizeram:

“E TODOS os que criam estavam juntos, e tinham TUDO em comum. E VENDIAM suas propriedades e fazendas, e repartiam com TODOS, segundo cada um havia de mister” (Atos 2:44,45).

“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas TODAS as coisas lhes eram comuns … Não havia pois entre eles necessitado algum; porque TODOS os que possuíam herdades ou casas, VENDENDO-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se por cada um, segundo a necessidade que cada um tinha” (Atos 4:32-35).

Jesus também ordenou que não se possuísse “ouro, nem prata …” (Mat. 10:9) e hoje é raro o crente que não tenha, no mínimo, uma aliança de casamento em ouro. Pedro obedeceu literalmente, pois mais tarde lemos em Atos 3:6, “E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda”.

A lista poderia continuar … O batismo na água não se deve praticar hoje pela mesma razão de hoje se poder possuir propriedades e bens, e se poder possuir prata e ouro. E a razão é simples: Atualmente Deus não está a lidar com o Seu povo terreno, Israel, mas com o Seu povo celestial, a Igreja, o Corpo de Cristo; atualmente Deus não está a operar o Seu programa terreno, mas o Seu programa celestial.

O Eunuco foi batizado quando aquele programa ainda vigorava – estava, pois, no mesmo enquadramento.

O batismo de Cristo foi único. Ninguém O pode seguir no batismo. Como sabe, João Batista só O batizou, face ao argumento que Ele utilizou, a saber, “para que se cumpra TODA a justiça”. Antes de Cristo se identificar connosco na cruz, na condenação do pecado, identificou-se connosco no batismo na água, na confissão do pecado. Só pecadores iam ao Jordão batizar-se, confessando os seus pecados. Cristo não tinha pecados para confessar e por isso João recusava-se batizá-Lo. Mas como Ele foi ali confessar os meus e os seus pecados, foi batizado. Assim se cumpriu TODA a justiça, pois antes da condenação teria de haver confissão. Ainda hoje é assim que funciona a justiça.

Espero ter ajudado.

Faça como os nobres Bereanos. “Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim (Atos 17:11).

Disponha sempre. Em Cristo, e na Sua admirável graça,

Carlos Oliveira

P.S. – Não se esqueça de ler O Baptismo na Água (I … XXII).

 
- C.M.O.

Artigos relacionados:
 
 

Saiba mais, melhor e em mais profundidade aqui:
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário