Questões para os que hoje batizam na água refletirem (I)

Carlos M. Oliveira     A Bíblia fala de pelo menos 12 diferentes batismos. Quantos batismos há atualmente? Paulo, o Apóstolo dos Gentios, o nosso apóstolo, diz que hoje há apenas UM (Efé. 4.5). Se hoje só há um batismo, das duas uma: ou há o batismo na água e não há o batismo do Espírito (1 Cor. 12:13); ou há o batismo do Espírito e não há o batismo na água. Como não há nenhum crente genuíno que negue a existência do batismo do Espírito hoje, para bom entendedor …

     Quando João, o Batista, pregava o batismo, qual era o propósito com que o fazia? Qual era a sua finalidade? Ele mesmo diz: “para que Ele [Cristo] fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água” (João 1:31). Nenhum dos batistas atuais invoca este propósito ou este fim hoje. Assim sendo, no mínimo, os que hoje praticam o batismo na água estão a desvirtuar o seu significado original. 

     Outra das finalidades do batismo na água, ensinada por João Batista (Marcos 1:4) e corroborada mais tarde pelo apóstolo Pedro (Atos 2:38) era a seguinte: “para remissão, ou perdão, dos pecados” (Atos 2:38). Nenhum batista verdadeiramente crente invoca hoje esse propósito ou esse fim. Os batistas verdadeiramente crentes sabem que ninguém hoje obtém o perdão dos pecados através do batismo na água. Assim sendo, no mínimo, os que hoje praticam o batismo na água estão, uma vez mais, a desvirtuar o seu significado. 
 
     O Apóstolo Paulo diz que hoje nós “temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Col. 1:14), ou seja, temos o perdão dos pecados pelo Sangue de Cristo - NÃO PELA ÁGUA DO BATISMO. Paulo diz em Romanos 3:25 que o perdão é pela “fé no Seu sangue”
 
     Perante o exposto vê-se claramente que houve uma mudança dispensacional, quando Cristo deixou de ser manifestado a Israel. Sim, Cristo hoje não está a ser manifestado a Israel, mas ao mundo. Naturalmente, face a essa mudança, o batismo na água hoje deixou de fazer sentido ser praticado, pois os pressupostos com que era praticado deixaram de se verificar.
 
     Muitos hoje, procurando forçar a sua prática hoje, torcem textos que, tendo a ver com batismo, nada têm a ver com batismo na água.
 
     Por exemplo, ao descerem às águas do batismo hoje é dito pelos batizadores aos batizados que estes são “SEPULTADOS COMO” Cristo. Ora, quando a Bíblia fala nisso em Romanos 6 e Colossenses 2, para além de nunca falar em água no seu contexto, diz claramente que nós fomos “SEPULTADOS COM” - não COMO – Cristo (Rom. 6:4; Col. 2:12). 
 
     Ora, nós fomos sepultados COM Cristo do mesmo modo que fomos crucificados COM Cristo. Porque razão os que batizam hoje dizem aos que se querem crucificar COMO Cristo que tal não faz sentido, e depois eles mesmos quererem ser sepultados COMO Cristo?
 
- C.M.O.

Artigos relacionados:
 
 

Saiba mais, melhor e em mais profundidade aqui:
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário