O Baptismo na Água (XXI)

cmo.jpgUM GRANDE BAPTISMO

    Com esta expressão referimo-nos ao que classificamos de BAPTISMO REAL, e referimo-nos como real ao baptismo espiritual, para o distinguir do ritual — o baptismo na água.

     É verdade que tanto o baptismo espiritual como o ritual são reais nas suas esferas respectivas, contudo o espiritual é mais real, uma vez que é operado por Deus, perdura, e está presentemente em vigor — actual, por conseguinte. O ritual é operado pelo homem — não foi por acaso que o Senhor não baptizou ninguém, conf. João 4.1,2 —, não é senão temporário na sua natureza, e encontra-se actualmente suspenso, não podendo, em si, cumprir absolutamente nada.
 
     Chamamos aqui a atenção do leitor para o baptismo real — espiritual —, porque a grande maioria dos crentes professos demonstram nada conhecer senão o baptismo ritual, e demonstram do mesmo modo ignorar completamente, senão a sua existência, pelo menos o seu valor.

     Esperamos que, só por si, a expressão "BAPTISMO REAL" sirva para despertar todo o leitor para a necessidade que tem de ver claramente a realidade e valor do baptismo espiritual, pois as Escrituras tornam evidente que apenas o baptismo real pode tornar, presentemente, o ser humano num membro da Igreja que é o Corpo de Cristo (Conf. I Cor. 12.13).

     Se uma pessoa tiver o baptismo ritual e não tiver o baptismo real, não está salva. Se, pelo contrário, uma pessoa tiver o baptismo real — que a coloca em Cristo (Rom. 6.3) e a torna participante de tudo o que é Seu, e em suma a salva — a questão que naturalmente se levanta é: Qual a necessidade, depois, do baptismo ritual? (Ver "A nossa unidade com Cristo", em Anexo B).

     E Paulo, em Efé. 4.5, não afirma peremptoriamente que nesta dispensação há "UM SÓ BAPTISMO"? Houve alguém que disse muito bem a propósito do "um só baptismo" de Efésios 4.5: "Ou o baptismo do Espírito (I Cor. 12.13) passou, havendo agora apenas o baptismo na água, ou o baptismo na água passou, havendo agora apenas o baptismo do Espírito". I Coríntios 1.17; Hebreus 6.1,2 e 9.1,10 são textos muito esclarecedores a esse respeito, e além disso, é insofismável que o baptismo espiritual do crente em Cristo, e por isso na Sua morte e no Seu Corpo, é hoje uma realidade que acontece no momento da conversão, pelo que o baptismo na água hoje caducou. Se alguém teimar em o querer perpetuar ele não é mais que um baptismo absurdo e obsoleto.

     Os números de Deus nas Escrituras são sempre reais e literais. Quando as Escrituras dizem que Israel esteve 70 anos no cativeiro, foram exactamente 10 x 7 anos. Quando Moisés fugiu do Egipto tinha mesmo 40 anos de idade; quando foi chamado do Egipto tinha mesmo 80 anos; quando passou 40 anos com Israel no deserto morreu com a idade de 3 x 40 anos, ou seja, 120. O Senhor foi tentado depois de ter estado exactamente 40 dias no deserto; e ensinou exactamente 40 dias após a Sua ressurreição. Quando Deus fala em 1000 anos em Apo. 20, são exactamente 10 x 100 anos. E, semelhantemente, em Efésios 4.5, quando Ele diz que agora há "UM SÓ BAPTISMO", Ele quer dizer exactamente 1; e não 10, nem 20, nem 30; nem tão pouco quer dizer dois baptismos — um físico e um espiritual.

     De João Baptista ao Calvário não havia senão um baptismo em vigor — o baptismo na água (Mar. 1.4; João 1.31). Durante o período Pentecostal houve dois baptismos em vigor — o baptismo na água (Act. 2.38) e o baptismo com o Espírito Santo (Mat. 3.11; Act. 1.5; 2.38). Na presente dispensação da graça de Deus não há senão UM SÓ BAPTISMO (Efé. 4.5) — aquele pelo qual somos baptizados em Cristo (Rom. 6.3) e por conseguinte no Seu Corpo (I Cor. 12.13).

     Não se deve supor que este baptismo pelo Espírito em Cristo e no seu Corpo é o mesmo que com o Espírito Santo em Pentecostes. Neste, Cristo foi o baptizador, baptizando o Seu povo com o Espírito Santo (Mat. 3.11; Act. 1.5), enquanto que naquele, o baptizador é o próprio Espírito, que nos baptiza em Cristo e no Seu Corpo (I Cor. 12.13); O baptismo com o Espírito visava atribuir poderes sobrenaturais aos crentes. O baptismo pelo Espírito visa tornar quem crê num membro do Corpo de Cristo.

 
(Continua)
Carlos Oliveira

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário