Costumes das igrejas de Deus (X)

 

Carlos M. Oliveira

 

A igreja local - o verdadeiro instituto e seminário teológico 
 
     O crente deve perceber que o local de eleição de Deus para ele aprender a Palavra de Deus, e desenvolver os seus dons e aprender a adorar é na igreja local. Foi para isso que o Senhor deu dons à igreja. O objetivo está claramente definido: 
 
     "E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
 
     “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Efésios 4;12).
 
     A intenção de Deus relativamente ao corpo de Cristo, a igreja local, é que seja um lugar de ensino e edificação para os santos. No entanto, hoje, muitas igrejas orientam os seus cultos para alcançar os perdidos. Ora, os perdidos é para serem alcançados no exterior, no mundo.
 
      Salvos pela graça de Deus, dotados pelo Espírito Santo e liderados por dons espirituais capacitados por Deus, os santos crescem e progridem na igreja local. 
 
     Uma igreja que funcione nos moldes estabelecidos por Deus é autossuficiente. Não precisa dos chamados ministérios para-eclesiásticos, entre os quais se incluem os Institutos e Seminários teológicos, ministérios que não passam de muletas que evidenciam o estado doentio das igrejas que precisam deles.
 
     Como sede bíblica para a educação espiritual dos seus membros, a igreja local é uma escola para a formação do caráter e instrução. É o que vemos, por exemplo, na igreja em Tessalónica (I Tessalonicenses 4. 9-13). As frases - "vós mesmos estais instruídos por Deus", "E procureis viver quietos … como já vo-lo temos mandado", e "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes", sugerem a passagem de conhecimento através do ensino. Temos tristemente que admitir que a necessidade de Institutos e Seminários teológicos é uma confissão do fracasso de muitas igrejas locais a este respeito.
 
     Quem procura formação Cristã genuína e salutar deve juntar-se a uma igreja local que funciona segundo o preceituado nas Escrituras.
 
     A melhor escola para o crente aprender e desenvolver os seus dons como Cristão é a igreja local saudável.
 
     Segundo as Escrituras as igrejas locais saudáveis têm pluralidade de ensinadores.
 
     "E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e DOUTORES (ou, ENSINADORES), a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, e Lúcio cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo" (Atos 13. 1). 
 
     Já vimos anteriormente que nas igrejas bíblicas não havia nenhuma estrutura clero-leigos, como infelizmente são caracterizadas muitas igrejas hoje. A oportunidade de participação que as igrejas facultavam aos crentes em geral encorajava o desenvolvimento de vários dons. 
 
     "Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu" (Rom. 12. 6, NTLH). 
 
     A prática da igreja primitiva incentivava a participação. 
 
     “Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina …” (1 Coríntios 14. 26). 
 
     Saber que há oportunidade para participar incentiva o estudo da Palavra e o exercício do e desenvolvimento dos dons.
 
     É triste que o Espírito Santo seja tão frequentemente extinto pelo sistema “clero-leigos” amplamente instalado em muito círculos. 
 
     "Vocês todos podem anunciar a mensagem de Deus, um de cada vez, para que todos aprendam e fiquem animados" (1 Coríntios. 14. 31, NTLH). 
 
     Os que têm dom para pregar e ensinar a Palavra de Deus devem ter a oportunidade, liderados e encorajados pelos anciãos, 1 Tes. 5. 12-13.
 
     Nas Escrituras nunca lemos de Escolas, Institutos, Seminários teológicos ou afins. A única escola a que a Bíblia se refere é a “escola” de Tirano:
 
     “Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano(Atos 19:9).
 
     A "escola" de Tirano, assim como a sinagoga, era um lugar em que Paulo e os outros discípulos iam pregar aos incrédulos. Não era uma instituição de formação para o povo de Deus, mas do mundo. Paulo ia lá simplesmente para ganhar almas, do mesmo modo que ia à sinagoga para o mesmo fim.
 
     O melhor instituto bíblico para futuros anciãos, ou pastores, é o ministério de ensino dos atuais anciãos na igreja local, onde podem demonstrar o seu ensino pelo exemplo.
 
     Um dos costumes das igrejas de Deus é a instrução estar sediada em cada uma delas.
 
(Continua)
 
- C.M.O.

Sermões e Estudos

Horacio Mendoza 24OUT21
Sermos um exemplo

Tema abordado por Horacio Mendoza em 24 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 22OUT21
És mesmo Cristão? Faz o teste

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de outubro de 2021

Carlos Oliveira
O melhor está para vir - ANA - (4)

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 20 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário