Costumes das igrejas de Deus (X)

 

Carlos M. Oliveira

 

A igreja local - o verdadeiro instituto e seminário teológico 
 
     O crente deve perceber que o local de eleição de Deus para ele aprender a Palavra de Deus, e desenvolver os seus dons e aprender a adorar é na igreja local. Foi para isso que o Senhor deu dons à igreja. O objetivo está claramente definido: 
 
     "E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
 
     “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Efésios 4;12).
 
     A intenção de Deus relativamente ao corpo de Cristo, a igreja local, é que seja um lugar de ensino e edificação para os santos. No entanto, hoje, muitas igrejas orientam os seus cultos para alcançar os perdidos. Ora, os perdidos é para serem alcançados no exterior, no mundo.
 
      Salvos pela graça de Deus, dotados pelo Espírito Santo e liderados por dons espirituais capacitados por Deus, os santos crescem e progridem na igreja local. 
 
     Uma igreja que funcione nos moldes estabelecidos por Deus é autossuficiente. Não precisa dos chamados ministérios para-eclesiásticos, entre os quais se incluem os Institutos e Seminários teológicos, ministérios que não passam de muletas que evidenciam o estado doentio das igrejas que precisam deles.
 
     Como sede bíblica para a educação espiritual dos seus membros, a igreja local é uma escola para a formação do caráter e instrução. É o que vemos, por exemplo, na igreja em Tessalónica (I Tessalonicenses 4. 9-13). As frases - "vós mesmos estais instruídos por Deus", "E procureis viver quietos … como já vo-lo temos mandado", e "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes", sugerem a passagem de conhecimento através do ensino. Temos tristemente que admitir que a necessidade de Institutos e Seminários teológicos é uma confissão do fracasso de muitas igrejas locais a este respeito.
 
     Quem procura formação Cristã genuína e salutar deve juntar-se a uma igreja local que funciona segundo o preceituado nas Escrituras.
 
     A melhor escola para o crente aprender e desenvolver os seus dons como Cristão é a igreja local saudável.
 
     Segundo as Escrituras as igrejas locais saudáveis têm pluralidade de ensinadores.
 
     "E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e DOUTORES (ou, ENSINADORES), a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, e Lúcio cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo" (Atos 13. 1). 
 
     Já vimos anteriormente que nas igrejas bíblicas não havia nenhuma estrutura clero-leigos, como infelizmente são caracterizadas muitas igrejas hoje. A oportunidade de participação que as igrejas facultavam aos crentes em geral encorajava o desenvolvimento de vários dons. 
 
     "Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu" (Rom. 12. 6, NTLH). 
 
     A prática da igreja primitiva incentivava a participação. 
 
     “Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina …” (1 Coríntios 14. 26). 
 
     Saber que há oportunidade para participar incentiva o estudo da Palavra e o exercício do e desenvolvimento dos dons.
 
     É triste que o Espírito Santo seja tão frequentemente extinto pelo sistema “clero-leigos” amplamente instalado em muito círculos. 
 
     "Vocês todos podem anunciar a mensagem de Deus, um de cada vez, para que todos aprendam e fiquem animados" (1 Coríntios. 14. 31, NTLH). 
 
     Os que têm dom para pregar e ensinar a Palavra de Deus devem ter a oportunidade, liderados e encorajados pelos anciãos, 1 Tes. 5. 12-13.
 
     Nas Escrituras nunca lemos de Escolas, Institutos, Seminários teológicos ou afins. A única escola a que a Bíblia se refere é a “escola” de Tirano:
 
     “Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano(Atos 19:9).
 
     A "escola" de Tirano, assim como a sinagoga, era um lugar em que Paulo e os outros discípulos iam pregar aos incrédulos. Não era uma instituição de formação para o povo de Deus, mas do mundo. Paulo ia lá simplesmente para ganhar almas, do mesmo modo que ia à sinagoga para o mesmo fim.
 
     O melhor instituto bíblico para futuros anciãos, ou pastores, é o ministério de ensino dos atuais anciãos na igreja local, onde podem demonstrar o seu ensino pelo exemplo.
 
     Um dos costumes das igrejas de Deus é a instrução estar sediada em cada uma delas.
 
(Continua)
 
- C.M.O.

Sermões e Estudos

Dário Botas
Não teimes, mas persevera

Tema abordado por Dário Botas em 20 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 16 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário