A liderança da igreja e o clericalismo

liderança

 

     Antes de iniciar o artigo que me propus escrever gostaria de fazer um pedido. Ele se deve ao fato que palavras escritas não transmitirem as feições, a tonalidade de voz etc. do escritor. Portanto, meu pedido é que ao ler este artigo imaginem um rosto sereno e uma voz calma e educada apesar de firme em alguns momentos. Navegue no texto com a mente e o coração aberto a avaliar com calma o que nele está exposto. E se ao final você não concordar comigo, não tenha nisto um motivo para malquerenças, pois se você é um cristão verdadeiro somos irmãos e companheiros de vida eterna. Feita esta observação passemos ao artigo.

Ler mais: A liderança da igreja e o clericalismo

Porque a igreja local deve ter vários pastores (plural)

CMO 29OUT17b

 

     Excerto escrito da mensagem "Não têm pastor?".

     Na Bíblia, a palavra PASTOR (singular) refere-se só e sempre ao Senhor Jesus Cristo. Por exemplo, Pastor (Mateus 26:31), Bom Pastor (João 10_14), Grande Pastor (Hebreus 13:20), Sumo Pastor (1 Pedro 5:4), Pastor e Bispo das vossas almas (1 Pedro 2:25).

     Quando se refere aos homens o termo é sempre pluralPASTORES.

     Hebreus 13:7: "Lembrai-vos dos vossos PASTORES, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver".

Ler mais: Porque a igreja local deve ter vários pastores (plural)

Espírito e Alma

ESPALMCORP

 

     "… divisão da alma e do espírito …” (Heb. 4:12)

     Quando a Bíblia fala do homem no seu ser tripartido, a ordem é sempre espírito, alma e corpo (Cf. 1 Tes. 5:23). Quando os homens usam estes termos juntos, a ordem, quase sempre, é invariavelmente trocada, a saber, corpo, alma e espírito. O pecado inverteu a ordem de Deus. Agora o homem coloca o corpo em primeiro lugar, depois a alma e deixa para o fim de tudo o espírito.

     As duas partes não materiais do ser humano são o seu espírito e a sua alma. O espírito permite que ele tenha comunhão com Deus. A alma tem a ver com as suas emoções e paixões. Embora não seja possível distinguir o espírito e a alma nos mínimos detalhes, podemos e devemos aprender a distinguir entre o que é espiritual e o que é anímico, psíquico.

Ler mais: Espírito e Alma

Eutanásia ou cuidados paliativos?

CMO 29OUT17b

 

     Eutanásia é uma palavra de origem Grega que significa matar intencionalmente, por ação ou omissão, uma pessoa cuja vida se reconhece já não vale a pena ser vivida. A palavra eutanásia é oriunda da palavra grega Eutanatus, cujo significado é “morrer bem, morrer facilmente”.

     A primeira grande questão que se impõe levantar logo à partida, perante tal significado, é: morrer intencionalmente será morrer bem, será morrer facilmente? A resposta é um rotundo não!

     Porquê?

Ler mais: Eutanásia ou cuidados paliativos?

DÍZIMO - O que é que a Bíblia, de facto, ensina?

Digitalizar001001 1
 
 
 
     Hoje em dia há muitos ensinos sobre o pagamento do dízimo em vários quadrantes religiosos. Sejamos como os de Bereia e vejamos nas Escrituras se estas coisas são assim (Acts 17:11).

Ler mais: DÍZIMO - O que é que a Bíblia, de facto, ensina?

Sermões e Estudos

Alberto Verísimo 05AGO18
Falta-te uma coisa!

Sermão proferido por Alberto Veríssimo em 05 de agosto de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses (Súmula) em 08 de agosto de 2018

Fernando Quental
Percebendo a nudez

Sermão proferido por Fernando Quental em 29 de julho de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:1 realizado em 01 de agosto de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário