Quando a tolerância é pecado
A tolerância pode ser uma virtude, mas também pode indicar uma fraqueza indesculpável de caráter. Nós admiramos a pessoa que tolera diferenças onde nenhum grande problema está em causa. Ela permite uma variedade de preferências, métodos e pontos de vista sem importância. Ela preferiria dar a vida por algo essencial do que por coisa fútil.
Mas há outra tolerância que é desprezível - a vontade de permanecer em silêncio quando o nome de Deus é blasfemado ou quando Cristo é desonrado. É a infidelidade e a traição do silêncio quando a verdade está no cadafalso. É a falta de vontade de falar contra o mal. A tolerância que tolera o engano, o erro e a injustiça é pecado.
Aqueles que pensam que Jesus foi sempre tolerante deveriam ler Mateus 23, uma denúncia da hipocrisia. Essa passagem prova agora e sempre que o nosso Senhor foi capaz de Se indignar com o fingimento de líderes religiosos. Ou deveriam ler Apocalipse 2:20 onde Ele condenou a igreja em Tiatira por tolerar uma mulher que ensinava, chamada Jezabel.