Jesus é mesmo Deus, ou a Sua divindade foi invenção dos Seus?

Jesus é Deus, o verdadeiro Deus (1 João 5:20)

     O Cristianismo destaca-se de todas as religiões do mundo. Uma razão importante é o facto do seu fundador, Jesus Cristo, ter afirmado ser plenamente Deus. Buda não reivindicou ser Deus; Moisés nunca disse que ele era o Senhor; Maomé não disse que ele era Alá; e Zoroastro nunca afirmou ser Ahura Mazda. No entanto, o humilde Carpinteiro de Nazaré declarou que quem realmente O via (Jesus) via o Seu Pai (João 14:9). Cristo disse que existia antes de Abraão: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o Meu dia, e viu- o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8: 56-58), o nome com que Deus se chamava (ver Êxo. 3:14 – EU SOU).

     Cristo disse que era igual ao Pai: “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-Lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (João 5:17-18).

Ler mais: Jesus é mesmo Deus, ou a Sua divindade foi invenção dos Seus?

Organizações paraeclesiásticas versus igrejas locais

Carlos M. Oliveira

 

     O que são? Tratam-se de iniciativas paralelas às igrejas locais. Aliás, vem daí o prefixo “para” que quer dizer “ao lado de”.

     Ora a igreja é vista nas Escrituras como um corpo, uma massa viva compacta, coesa,– não uma manta de retalhos. Usando a linguagem bíblica nesta relação, o corpo é como uma “túnica ... tecida toda de alto a baixo, não tinha costura” (João 19:23).

     Deus dá dons ou capacidades ao Corpo, não a algo exterior ao mesmo. Os dons são DO e PARA o corpo. “somos um só corpo ... tendo diferentes dons” (Romanos 12:5,6). “... dons espirituais ... para edificação da igreja” (1 Cor. 14:12).

Ler mais: Organizações paraeclesiásticas versus igrejas locais

Testemunhos sobre o Véu (20)

mulheres usando veu

 

     “… se uma mulher é convidada para ir ao Palácio encontrar-se com a rainha de Inglaterra, tem de usar um chapéu (tem de se cobrir). Poucas mulheres recusarão o requisito da rainha, nem terão vergonha de serem vistas a usar um chapéu (ou, cobrirem-se) naquelas circunstâncias. Revelará uma mulher menos respeito pelo desejo declarado do Rei dos reis?” 1

Ler mais: Testemunhos sobre o Véu (20)

Será correto um Cristão usar a frase "boa sorte"?

boa sorte

 

     De uma perspectiva terrena, as coisas podem parecer acontecer por acaso, mas ao longo de todas as Escrituras, é claro que Deus está no controlo de toda a Sua criação e é capaz de tomar os atos aleatórios da lei natural, o livre arbítrio tanto de pessoas boas como más e a intenção perversa dos demónios e combinar tudo para realizar Sua boa e perfeita vontade (Génesis 50:20; Jó capítulos 1 e 42; João 9:1-7). Os Cristãos, especificamente, recebem a promessa de que Deus opera todas as coisas, sejam aparentemente boas ou más, conjuntamente para o bem dos que O amam e são chamados de acordo com o Seu propósito (Romanos 8:28).

Ler mais: Será correto um Cristão usar a frase "boa sorte"?

Testemunhos sobre o Véu (19)

mulheres usando veu

 

     Alguns desculpam as suas cabeças descobertas citando o verso 15: “… o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.” Desde que ela tenha cabelo, afirmam, isso basta. Certamente que uma leitura cuidadosa do texto mostra que tal interpretação anula a verdade ali revelada. Observe que para a mulher há duas glórias envolvidas. Ela é uma glória: “A mulher é a glória do homem” (v. 7). Mas ela também tem uma glória própria. O seu cabelo é a glória dela (verso 15). Para a glória que ela é (a glória do homem), Deus deu-lhe uma cobertura natural, os seus cabelos compridos. Para a glória que ela tem (o seu cabelo), ela deve sujeitar-se cobrindo-o com outra cobertura que ela coloca sobre sua própria glória.  1

Ler mais: Testemunhos sobre o Véu (19)

Sermões e Estudos

José Carvalho
Hoje

Sermão proferido por José Carvalho em 13 de outubro de 2019

Jonas Pinho
A solidão do desespero

Sermão proferido por Jonas Pinho em 06 de outubro de 2019

Dário Botas
Seminário, ou Igreja?

Sermão proferido por Dário Botas em 29 de setembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:20 em 16 de outubro de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário