Casamento e lar (9)

Casamento, lar

 

     

Quinto, as pessoas devem se casar porque se amam.

     Certamente que as pessoas que não amam nunca devem se casar. É verdade que amar não é motivo suficiente para o casamento. Independentemente do quanto se ame alguém, seria tolo, perverso e desastroso casar com alguém, a menos que certos outros requisitos sejam satisfeitos. Todos os lares que foram destruídos pelo divórcio acha que não foram estabelecidos por amor? O que eu digo é que o amor só por si não basta. Trataremos disso mais adiante. No entanto, é claro que o amor é essencial para um casamento feliz, e quando as pessoas amam como devem, essa é uma razão poderosa para o casamento.

     Lembro-me dos longos quatro anos em que escrevia cartas à minha namorada quase todos os dias, exceto nos poucos meses em que estivemos juntos na escola e quando eu a via diariamente. Nunca quis que ela lesse um livro que não tivesse sido para mim uma bênção. Normalmente, enviava-lhe o livro com as minhas anotações na margem das páginas. Nunca comi fruta agradável, que não quisesse que ela partilhasse. Nunca cheirei flores doces, que não quisesse que ela tivesse a sua fragrância. Oh, o amor é uma coisa poderosa. Ansiava e sonhava com o tempo em que poderíamos viver juntos e nunca mais nos separássemos. Eu queria-a diante dos meus olhos, queria ouvir a sua voz. Eu queria partilhar as alegrias e ajudar a suportar as tristezas desta minha amada. O amor é uma razão poderosa para o casamento, e as pessoas não devem casar a menos que se amem. Todavia Deus provê amor, se for um amor santo, e se for abordado de acordo com a Sua vontade. O amor é uma das razões do casamento.

     Com base nestas coisas, concluamos que, em casos ordinários, Deus pretende que homens e mulheres se casem e que, na maioria dos casos, o casamento é o modo de vida mais feliz, desde que o casamento seja de acordo com a vontade de Deus, que o casamento aconteça com a Sua bênção.

- John Rice
The Home (O Lar)
(Continua)

Casamento e lar (1)
Casamento e lar (2)
Casamento e lar (3)
Casamento e lar (4)
Casamento e lar (5)
Casamento e lar (6)
Casamento e lar (7)
Casamento e lar (8)
Casamento e lar (9)
Casamento e lar (10)
Casamento e lar (11)

Sermões e Estudos

António Oliveira
O verdadeiro curso superior

Sermão proferido por António Oliveira em 19 de janeiro de 2020

Fernando Quental
A importância da espera

Sermão proferido por Fernando Quental em 12 de janeiro de 2020

Dário Botas
Resoluções

Sermão proferido por Dário Botas em 05 de janeiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:1 em 15 de janeiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário