Casamento e lar (8)

Casamento, lar

 

     

Quarto, a maioria das pessoas deveria se casar para a propagação da raça; dar à luz filhos e criá-los.

     A Adão e Eva no jardim, Deus ordenou: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a Terra” (Génesis 1:28). Depois do dilúvio, Deus repetiu esse mandamento a Noé e aos seus descendentes: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a Terra”  (Génesis 9:1). Como vê, de acordo com as Escrituras, multiplicar é um dever da humanidade. O plano de Deus é que a humanidade se propague. Propagar a raça é um dever solene, um dever para com Deus e um dever para com a sociedade.

     Sei que aqueles que defendem o controlo da natalidade costumam dizer como o aumento da população significa o aumento da miséria. Mas, de acordo com todas as melhores autoridades, o aumento de bons casamentos Cristãos - casamentos honrados, piedosos e bíblicos - não traz miséria, mas bem. As famílias grandes são mais felizes do que as famílias pequenas. Quão infinitamente melhor é o lar que tem filhos do que o lar que não tem filhos.

     Deus pretendeu que o ventre da mulher gerasse filhos. Deus tencionou que o peito da mulher amamentasse pequeninos. Deus tencionou que os braços da mulher envolvessem corpos pequeníssimos, que a voz da mulher lhes cantasse canções de amor, canções de embalar que todas as mulheres parecem instintivamente saber. Deus colocou esse desejo nas meninas que brincam com as suas bonecas. As mulheres são destinadas a ser mães. Os seus corpos são feitos para a maternidade. As suas naturezas estão concebidas para a maternidade. Nos casos ordinários a sua maior e melhor alegria surge quando são mães.

     Do mesmo modo, os homens são concebidos para ser chefes de família. Os homens devem conhecer algo do poder augusto de Deus, da santidade de Deus e da justiça de Deus para administrarem sabiamente o lar que Deus os fez liderar. Todo o homem foi feito para ser marido e pai. Na própria natureza do homem, residem capacidades que nunca são disponibilizadas antes de ele ter um lar e uma família. Lembro-me de no início do meu ministério como pregador, de como senti a minha responsabilidade de pregar mais rica e profundamente quando tive os meus próprios filhos. Quão ricas, quão nobres, quão benditas são as aspirações, o senso de responsabilidade, o sondar do santo coração de quem se tornou pai! Como vê, Deus pretendeu que os homens fossem pais.

     Portanto, as pessoas em geral devem-se casar, e devem-se casar, em parte por uma questão de dever, em parte como uma questão de cumprir o santo propósito de propagação da raça humana.

     Em 1 Pedro 3:7 Deus diz-nos como um homem e uma mulher entram nos mistérios e milagres da criação no casamento. “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. O homem e a mulher, quando unidos no casamento e coito piedoso, tornam-se “co-herdeiros da graça da vida”. Deus diz ao homem e à mulher: “Eu permitirei juntarem-se a Mim na criação de uma criatura pequeníssima. Permitir-vos-ei que tragais ao mundo não apenas um pequeno corpo, mas uma alma imortal”. Quão admirável é que um homem e uma mulher através do coito no casamento possam participar com Deus nos mistérios e milagres da própria criação. É esse o propósito do casamento. Por conseguinte, geralmente falando, o casamento é um dever e uma responsabilidade santos, uma forma de propagar a raça humana e também de se realizar o mandamento de Deus assim como de cumprir a chamada que é inata nos corpos dos homens e mulheres e nas suas naturezas.

- John Rice
The Home (O Lar)
(Continua)

Casamento e lar (1)
Casamento e lar (2)
Casamento e lar (3)
Casamento e lar (4)
Casamento e lar (5)
Casamento e lar (6)
Casamento e lar (7)
Casamento e lar (8)
Casamento e lar (9)
Casamento e lar (10)
Casamento e lar (11)

Sermões e Estudos

Dário Botas
Não teimes, mas persevera

Tema abordado por Dário Botas em 20 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 16 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário