Casamento e lar (5)

Casamento, lar

 

     

Segundo, as pessoas devem se casar para uma parceria.

     Como sabe, um homem está maravilhosamente concebido para a obra que Deus tem para que ele faça. Porém, um homem pode ser muito forte a fazer o seu trabalho, e ainda assim pode ter dedos desajeitados para enfiar a linha numa agulha ou vestir um bebé. Quantas vezes os homens ao trazerem a noiva para a casa previamente preparada se surpreenderam ao deparar com as mudanças engenhosas, hábeis, operadas pelos seus dedos ali! Um guardanapo bordado sobre uma mesa aqui, um vaso de flores ali, uma cortina caprichosa, um arranjo elegante aqui e ali; e eis que a casa fica diferente! Note bem, os homens e as mulheres não são iguais e cada um precisa do outro para parceria.

     Quantos homens tentaram viver sozinhos? Algumas vezes nas planícies da parte oeste do Texas, agrupados, o que significa que viviam como solteiros, cozinhando, morando sem mulher. Posso lhe dizer que se viam muitos barracões, cozinhas em barracões, casas de fazenda na parte oeste do Texas, que aqueles homens não foram feitos para morar sozinhos. O homem precisa da ajuda de uma boa mulher. Uma casa não é um lar sem uma mulher.

     Em inúmeros apartamentos do país, duas ou três garotas, secretárias, estenógrafas, balconistas de lojas - moram duas ou três conjuntamente. Talvez façam a torrada e o café da manhã em cima do pequeno fogão, comam as refeições em conjunto à noite. Embora possuam todas as coisas delicadas que os dedos das mulheres preparam para um lar, ainda assim precisam de sair durante o dia e trabalhar para ganhar a vida. E quando as mulheres moram sozinhas, elas têm problemas com o forno. Eles não sabem o que fazer quando uma janela fica presa. E elas sentem sempre certas limitações no mundo do comércio. Há um lugar nos negócios para uma mulher como assistente do homem, mas qualquer mulher que administra um negócio próprio, que enfrenta o mundo nos seus próprios termos, muitas vezes sente a sua fragilidade, muitas vezes sente a necessidade de mãos e ombros mais fortes e um cérebro mais ousado que o dela. Não estou a menosprezar os dons e as habilidades que as mulheres têm. Simplesmente digo que as mulheres são apenas mulheres e os homens são apenas homens. Deus teve a intenção de que ambos trabalhassem conjuntamente em parceria.

     Na casa dos pioneiros, havia a necessidade de árvores fortes e de mãos para derrubar as árvores, limpar a terra e lavrá-la. Havia a necessidade de ousadia para proteger o lar contra os índios, coragem para arranjar para a despensa carne selvagem. Mas na cabana havia a necessidade de dedos delicados para balançar o berço, para costurar e cozinhar. E havia a necessidade de um coração mais terno, de um génio e da devoção e da lealdade de uma mulher. Note bem, o casamento é necessário por uma questão de parceria. Um homem é apenas meio homem se não for casado. Uma mulher certamente que é menos do que uma mulher completa se não for casada. Deus fez com que homem e mulher trabalhassem juntos, e ninguém está no seu melhor se não tiver o seu trabalho complementado por um parceiro do outro sexo. É verdade que nos negócios, e às vezes na obra Cristã, o trabalho ideal e o melhor é feito por homens e mulheres que trabalham conjuntamente. Mas no casamento, ainda mais que nos negócios ou nas profissões ou na obra Cristã, homens e mulheres são feitos para labutar conjuntamente e dividirem o seu trabalho de acordo com os seus dons, capacidades e inclinações. Quão sábio, quão bom foi Deus providenciar a instituição do casamento para que o melhor tanto do homem como da mulher pudesse ser trazido à tona, e para que o seu labor tivesse a melhor recompensa e o melhor fruto!

- John Rice
The Home (O Lar)
(Continua)

Casamento e lar (1)
Casamento e lar (2)
Casamento e lar (3)
Casamento e lar (4)
Casamento e lar (5)
Casamento e lar (6)
Casamento e lar (7)
Casamento e lar (8)
Casamento e lar (9)
Casamento e lar (10)
Casamento e lar (11)

Sermões e Estudos

António Oliveira
O verdadeiro curso superior

Sermão proferido por António Oliveira em 19 de janeiro de 2020

Fernando Quental
A importância da espera

Sermão proferido por Fernando Quental em 12 de janeiro de 2020

Dário Botas
Resoluções

Sermão proferido por Dário Botas em 05 de janeiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:1 em 15 de janeiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário