Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXVII – Atos 20:6-12 (2)

O SIGNIFICADO SIMBÓLICO DESTE EPISÓDIO
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O SIGNIFICADO SIMBÓLICO DESTE EPISÓDIO
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O MINISTÉRIO DE PAULO EM TROAS
O HOMEM QUE CAIU ADORMECIDO NA IGREJA
“E, depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos e, em cinco dias, fomos ter com eles a Troas, onde estivemos sete dias.
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CARTAS PARA A GALÁCIA E ROMA
Embora não possamos, provavelmente, estar inteiramente certos quanto à data da epístola aos Gálatas, ou do lugar de onde foi escrita, parece haver alguns indícios de que foi por esta altura que Paulo recebeu notícias das igrejas da Galácia, que o encheram de espanto e indignação. Os Judaizantes tinham estado de novo ativos e tinham sido bem sucedidos não apenas em trazer os crentes Gentios para debaixo da escravidão da lei, como, à semelhança do que aconteceu no caso dos Coríntios, em minimizar o apostolado e a mensagem de Paulo. Como resultado de “não obedecer[em] à verdade” (Gálatas 3:1; 5:7), eles perderam “a bem-aventurança” que uma vez conheceram (4:15), de modo que se “mord[iam] e devora[vam]" uns aos outros (5:15).
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DE REGRESSO A TROAS PELA MACEDÓNIA
Depois de uma permanência de três meses na Acaia ou na Grécia, o apóstolo partiu, provavelmente para Cencreia, para atravessar o Mar Mediterrâneo até à Síria, mas quando estava prestes a embarcar ele soube de uma conspiração dos Judeus para o capturar ou matar e ele mudou os seus planos para retornar pela Macedónia (Ver. 3). Se esta nova rota o levou por terra ou por outro navio, não sabemos, embora esta última possibilidade pareça mais provável.
Nos versículos 4 a 6, parece que, para frustrar a conspiração dos assassinos, sete dos que “acompanh[aram]” Paulo “até à Ásia” embarcaram no navio para Troas como previsto, como se não houvesse nenhuma mudança nos planos, enquanto Paulo e o seu “médico amado”[1] foram para o norte até à Macedónia e partiram de Filipos (ou Nápoles, o seu porto próximo) para encontrar os outros em Troas.
E aqui chegamos a outra dessas narrativas simbólicas que se têm tornado familiares para nós no Livro dos Atos.
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[1] A mudança de pessoa para o subentendido "nós", nos versículos 5 e 6 e até ao final dos Atos, indica que Lucas havia-se juntado novamente ao apóstolo e, sem dúvida, ficou com ele até à sua prisão em Roma.
Atos dispensacionalmente Considerados
Cornelius R. Stam

OS SEUS MÉTODOS PARA LEVANTAR FUNDOS
É um facto interessante que muitos que recomendariam o pregador por exortar os crentes quanto ao seu testemunho e conduta, o condenariam imediatamente por exortá-los a dar.
De facto, alguns homens de Deus têm-se gabado realmente de não contarem a ninguém a não ser ao Senhor[1] sobre as necessidades da Sua obra. Isto é um desvio claro, não apenas das Escrituras, como das Escrituras Paulinas sobre este assunto, pois o ofertar é tanto uma parte da vida cristã quanto é o testemunho e a conduta, e o homem de Deus que se abstém de exortar os seus ouvintes a dar, com base no facto de que “o Senhor sabe tudo sobre o assunto”, pode também de abster de exortá-los quanto ao seu testemunho e andar na mesma base.
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