Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXVII – Atos 20:6-12 (2)

O SIGNIFICADO SIMBÓLICO DESTE EPISÓDIO
O notável significado simbólico desse episódio é visto imediatamente quando observamos os seguintes factos:
- Paulo era o ensinador.
- Ele continuou a pregar por um longo tempo..
- Alguém que adormeceu durante a sua preleção.
- O dormente caiu da janela do terceiro andar ao solo e “foi levantado morto”.
- Paulo, sob Deus, restaurou-lhe a vida.
PAULO ESTÁ A PREGAR HOJE
Cristo, na terra, havia enviado os doze a pregar “o arrependimento e a remissão de pecados, em todas as nações, COMEÇANDO POR JERUSALÉM” (Lucas 24:47).
Eles haviam começado por Jerusalém, clamando aos varões Israelitas:
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados ...” (Atos 2:38).
Pouco depois de Pentecostes, Pedro disse aos seus ouvintes Judeus:
“VÓS SOIS OS FILHOS DOS PROFETAS E DO CONCERTO QUE DEUS FEZ COM NOSSOS PAIS, DIZENDO A ABRAÃO: NA TUA DESCENDÊNCIA SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA.
“RESSUSCITANDO DEUS A SEU FILHO JESUS, PRIMEIRO O ENVIOU A VÓS, PARA QUE NISSO VOS ABENÇOASSE, E VOS DESVIASSE, A CADA UM, DAS VOSSAS MALDADES” (Atos 3:25,26).
Das palavras de nosso Senhor e de Pedro cheio do Espírito, bem como das Escrituras escritas até então, é claro que era propósito revelado de Deus abençoar as nações através da nação de Israel redimida.
Israel como nação, no entanto, rejeitou a chamada ao arrependimento e continuou a rejeitar o seu Messias, travando mesmo uma guerra organizada contra Ele.
Foi então que Deus mostrou “as abundantes riquezas da Sua graça”, salvando Saulo, o líder da rebelião, e enviando-o com uma oferta de reconciliação pela graça por meio da fé.
Gál. 2: 7-9 mostra como os doze, que haviam sido enviados a “todas as nações”, agora reconheciam (através dos seus líderes) a mudança no programa e reconheciam Paulo como “o apóstolo dos Gentios”.
A chamada “grande comissão” foi conduzida a um impasse pela desobediência de Israel. O estabelecimento do reino seria mantido em suspenso. “... Deus encerrou a todos debaixo da desobediência [em incredulidade] para com todos usar de misericórdia”, e Paulo foi enviado a proclamar esta alegre notícia. Foi confiada [dada] a ele “a dispensação da graça de Deus" (Efésios 3:1-3).
Atos dispensacionalmente Considerados
Cornelius R. Stam
 
 


