Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXVI – Atos 20:1-5 (4)

A COLETA PARA OS SANTOS DA JUDEIA
Como já dissemos, o apóstolo já há algum tempo que andava a reunir uma oferta para os pobres santos da Judeia. Ele tinha várias razões para se envolver neste projeto. Primeiro, ele sentia que era dever dos Gentios, que agora estavam a ser feitos participantes das coisas espirituais de Israel, ministrar-lhes em coisas materiais (Rom. 15:25-27). Em segundo lugar, ele prometera lembrar-se dos pobres de Israel (Gálatas 2:10). Terceiro, ele esperava que um dom generoso dos crentes Gentios servisse para melhorar as relações entre a igreja em Jerusalém e as igrejas dos Gentios (Rom. 15:31; 2 Cor. 9:12,13).
Evidentemente, as igrejas de pelo menos quatro províncias haviam-se juntado a esse empreendimento. Nas cartas aos Coríntios, três dessas províncias são mencionadas a esse respeito: (1 Cor. 16: 1), (2 Cor. 8:1-4) e (2 Cor. 9: 2). Depois, se Atos 20:4 é uma lista dos delegados até agora confiados com a entrega da oferta (como parece ser), a Ásia também deve ser incluída.
Não foi a primeira vez, é claro, que as igrejas Gentílicas ajudaram financeiramente as igrejas Judaicas. A respeito do pedido dos líderes em Jerusalém de que as igrejas Gentílicas se lembrassem dos seus pobres, Paulo comentou aos Gálatas: “o que também procurei fazer com diligência” (Gálatas 2:10).
E, de facto, o apóstolo havia sido usado para entregar a generosidade dos Gentios a Jerusalém anos antes disso, quando os crentes na Antioquia da Síria haviam enviado “socorro aos irmãos que habitavam na Judeia” (Atos 11:29,30).
Isto por si só é prova suficiente de que o programa Pentecostal, com o seu "tudo em comum", foi interrompido e se desmoronou. Então a Igreja em Jerusalém desfrutava de grande prosperidade, e “não havia, pois, entre eles necessitado algum” (Atos 4:32-35); mas desde então a igreja Gentílica em Antioquia, e agora aqueles que estavam nas províncias da Galácia, Ásia, Macedónia e Acaia, tiveram que vir todos apoiar os santos “pobres ... em Jerusalém". Assim, a imagem, ao contrário da apresentada pela profecia, é a de Judeus necessitados receberem “esmolas” dos Gentios (Atos 24:17).
Atos dispensacionalmente Considerados
Cornelius R. Stam



