Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXVI – Atos 20:1-5 (9)

Acts dispensationally considered

 

DE REGRESSO A TROAS PELA MACEDÓNIA

     Depois de uma permanência de três meses na Acaia ou na Grécia, o apóstolo partiu, provavelmente para Cencreia, para atravessar o Mar Mediterrâneo até à Síria, mas quando estava prestes a embarcar ele soube de uma conspiração dos Judeus para o capturar ou matar e ele mudou os seus planos para retornar pela Macedónia (Ver. 3). Se esta nova rota o levou por terra ou por outro navio, não sabemos, embora esta última possibilidade pareça mais provável.

     Nos versículos 4 a 6, parece que, para frustrar a conspiração dos assassinos, sete dos que “acompanh[aram]” Paulo “até à Ásia” embarcaram no navio para Troas como previsto, como se não houvesse nenhuma mudança nos planos, enquanto Paulo e o seu “médico amado”[1] foram para o norte até à Macedónia e partiram de Filipos (ou Nápoles, o seu porto próximo) para encontrar os outros em Troas.

     E aqui chegamos a outra dessas narrativas simbólicas que se têm tornado familiares para nós no Livro dos Atos.

 _________________________________

[1] A mudança de pessoa para o subentendido "nós", nos versículos 5 e 6 e até ao final dos Atos, indica que Lucas havia-se juntado novamente ao apóstolo e, sem dúvida, ficou com ele até à sua prisão em Roma.

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário