Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXVI – Atos 20:1-5 (9)

DE REGRESSO A TROAS PELA MACEDÓNIA
Depois de uma permanência de três meses na Acaia ou na Grécia, o apóstolo partiu, provavelmente para Cencreia, para atravessar o Mar Mediterrâneo até à Síria, mas quando estava prestes a embarcar ele soube de uma conspiração dos Judeus para o capturar ou matar e ele mudou os seus planos para retornar pela Macedónia (Ver. 3). Se esta nova rota o levou por terra ou por outro navio, não sabemos, embora esta última possibilidade pareça mais provável.
Nos versículos 4 a 6, parece que, para frustrar a conspiração dos assassinos, sete dos que “acompanh[aram]” Paulo “até à Ásia” embarcaram no navio para Troas como previsto, como se não houvesse nenhuma mudança nos planos, enquanto Paulo e o seu “médico amado”[1] foram para o norte até à Macedónia e partiram de Filipos (ou Nápoles, o seu porto próximo) para encontrar os outros em Troas.
E aqui chegamos a outra dessas narrativas simbólicas que se têm tornado familiares para nós no Livro dos Atos.
_________________________________
[1] A mudança de pessoa para o subentendido "nós", nos versículos 5 e 6 e até ao final dos Atos, indica que Lucas havia-se juntado novamente ao apóstolo e, sem dúvida, ficou com ele até à sua prisão em Roma.
Atos dispensacionalmente Considerados
Cornelius R. Stam
 
 


