Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXVI – Atos 20:1-5 (2)

Acts dispensationally considered

 

TITO

     É notável que Tito, que ocupou um lugar tão grande no ministério de Paulo, nem sequer seja mencionado no livro dos Atos. Em contrapartida, a atenção que lhe é dada em apenas uma das epístolas de Paulo (2 Coríntios) é totalmente original nos escritos de Paulo. Só nessa epístola ele é mencionado nove vezes e sempre com afeição e estima.

     Ramsay acredita que se ele não tivesse sido um Gentio ele teria sido reconhecido mais cedo, e lê em II Coríntios um possível desejo da parte de Paulo de compensar a negligência a que ele foi sujeito por muitos anos sacrificando-o à política ingrata de conciliar os judeus. (Ver St. Paul the Traveller and Roman Citizen, Pp. 285,286 [Paulo, o Viajante e Cidadão Romano]).

      Tito provavelmente havia se convertido a Cristo através do ministério de Paulo quando este esteve na Antioquia da Síria. De lá Paulo e Barnabé levaram-no para Jerusalém como um caso teste na controvérsia sobre a liberdade Gentílica relativamente à lei de Moisés (Atos 15: 2; Gálatas 2: 3). Como já dissemos, ele pode ter sido o Tito Justo de Atos 18:7, cuja casa ficava ao lado da sinagoga em Corinto. Se assim foi, o seu convite aos crentes para se reunirem na sua casa corresponderia bem à sua natureza, como nos é descrita nas Escrituras.Depois de realizar muitos serviços difíceis e valiosos para Paulo, Tito foi encarregado das igrejas na ilha de Creta (Tito 1:5), uma tarefa difícil, de facto (veja Tito 1:12,13) ​​e, finalmente, nós encontramo-lo na Dalmácia (2 Timóteo 4:10) novamente entre um grupo de pessoas ríspidas.

     Tito e Timóteo foram provavelmente mais próximos de Paulo do que qualquer outro dos seus cooperadores, e nesse facto aprendemos quão maravilhosamente Deus proveu o apoio moral e espiritual que o apóstolo tantas vezes necessitava no seu ministério extenuante, pois estes dois jovens pastores diferiam grandemente em natureza e caráter, porém ambos eram muito valiosos para Paulo.

     Como já mostramos, é evidente nas cartas de Paulo a Timóteo que ele era culto e refinado, um estudioso desde a sua juventude, delicado na sua saúde e possuindo, como era natural na sua criação, uma ternura quase feminina. O apóstolo escreve-lhe sobre a sua infância, a sua mãe, a sua avó e as suas lágrimas; prescreve para as suas “frequentes enfermidades” e implora-lhe que não se envergonhe, nem tenha medo ou seja fraco, mas que seja forte, como “bom soldado de Jesus Cristo”. Este jovem sincero e polido, um ensinador por natureza, foi de grande ajuda para Paulo e serviu com ele como “filho ao pai” (Filipenses 2:19,22).

     Tito era um personagem muito diferente. Isto é bem evidente na carta que Paulo lhe escreve, na qual ele se dirige a ele como um general do exército poderia se dirigir ao seu lugar-tenente; ordenando-lhe que ponha em ordem as coisas que faltavam, exortando e convencendo os contradizentes, a tapar a boca aos faladores desordenados ou desregrados e vãos, a repreender severamente os que viviam vidas descuidadas, a mostrar-se exemplo de boas obras e a rejeitar os hereges.

     Uma interessante comparação entre Timóteo e Tito deve ser encontrada no que Paulo tem a dizer a respeito das visitas que eles fizeram a Corinto.

     Timóteo, moral e espiritualmente, era cabeça e ombros acima dos crentes coríntios, mas quando Paulo o enviou ali, ele teve que escrever uma carta preparatória, exortando-os: “E, se for Timóteo, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. Portanto, ninguém o despreze ...” (1 Coríntios 16:10,11). Mas, mais tarde, quando Tito esteve em Corinto e voltou, Paulo escreveu-lhes: “E o seu entranhável afeto para convosco é mais abundante, lembrando-se da obediência de vós todos e de como o recebestes com temor e tremor!” (2 Coríntios 7:15).

     Tito, então, era a personagem mais robusta dos dois, mas longe de ser rude ou grosseiro. De facto, ele era por natureza uma notável combinação de entusiasmo e discrição e, certamente, integridade (veja 2 Coríntios 12:18).

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário