Simbologia dos Números (XVI)

fwgrant.jpg   Deuteronómio (5° livro de Moisés): Será que o povo, baseado em suas experiências feitas e descritas em Números, corresponderá à sua responsabilidade quando estiver na terra? É essa a grande questão deste livro. Israel tem a escolha na sua própria mão: bênção ou maldição (Dt 11:26-28). Quantas e quão grandes as bênçãos se o povo corresponder à sua responsabilidade! Que horrível as consequências, caso contrário! O livro de Josué  finaliza essa sequência. Nesse sentido, o livro de Josué não representa uma continuação, mas sim um novo começo completo.
 
     Isso já se torna claro pelo facto de que Josué toma o lugar de Moisés. Ambos os homens são figuras do Senhor Jesus. Moisés não podia conduzir o povo até que entrassem nas bênçãos da terra (uma figura dos lugares celestiais da epístola aos Efésios). Moisés é a figura de Cristo que viveu e morreu nesta terra. Josué, por outro lado, representa como figura o Senhor Jesus ressurrecto e glorificado como Senhor, que introduz o Seu povo, por meio do Espírito Santo, da parte do céu, nas gloriosas bênçãos da Sua obra (os frutos da terra). De facto, o livro de Josué é o início de uma nova sequência e, conforme o irmão Grant, novamente de uma sequência de 5 livros ou seja da história da aliança. Dessa forma, o irmão Grant divide toda a Bíblia num pentateuco composto de pentateucos.

     Se pensarmos no significado espiritual dos números 1 a 5, então essa simples composição e o número sequencial de um livro dentro de um dos pentateucos já nos fornece informações importantes com respeito ao carácter desse livro.
 
F. W. Grant  

Sermões e Estudos

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Carlos Oliveira
Religiões de substituição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de julho de 2021

Fernando Quental
Paciência

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:1 em 21 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário