Simbologia dos Números (I)

fwgrant.jpg     Quando estudou o livro dos Salmos, o irmão F. W. Grant (1834 – 1902) foi estimulado a comparar os 5 livros dos Salmos com os 5 livros de Moisés. Esse estímulo veio de algumas observações em certo estudo bíblico. Por exemplo chamou-lhe a atenção o facto de os judeus chamarem aos Salmos “O Pentateuco de David”. Ao longo do tempo, ficou cada vez mais claro para ele o quanto o significado simbólico dos números 1 a 5 é característica do pensamento principal de cada um dos respectivos livros. A mesma estrutura posta por Deus nos 5 livros de Moisés (O Pentateuco), também se encontra nos 5 livros dos Salmos.
 
     Essa observação levou-o a procurar nas Escrituras outras estruturas numéricas, e ele publicou os resultados dos seus estudos numa série de livros — em sete volumes na “Numerical Bible” (“Bíblia Numérica” — não disponível em português) e no opúsculo “The Numerical Structure of Scripture” (“A Estrutura Numérica das Escrituras” — não disponível em português).

     Segue agora uma tradução de uma parte da “Introdução” à “Numerical Bible” dos números de 1 a 12.


O Número 1

     Tem por base principalmente o pensamento de exclusividade e singularidade. O número 1 exclui qualquer outra pessoa:

     • “Ouve, Israel, o SENHOR, teu Deus, é o único SENHOR” (Dt 6:4; Mc 12:29).

     • “Naquele dia, um será o SENHOR, e um será o Seu nome” (Zc 14:9).

     Esse número fala-nos da plena suficiência que não depende de ninguém. Também faz referência à suprema soberania e omnipotência; O número 1 também representa independência, que não tem ninguém por cima de si nem ao lado. O número fala-nos de unidade, união e paz.

     • O número 1 exclui diversidade externa;

     • O número 1 exclui diversidade interna.

     O número 1 transmite o pensamento de harmonia das partes individuais ou das características individuais de alguma coisa. Embute também o pensamento de consequência, concordância e de justiça (= concordância numa relação). Por outro lado também nos fala de individualidade: um corpo, um membro, um ramo. Na sua apresentação mais sublime faz referência à personalidade, enquanto na sua apresentação mais simples fala da vida que é a base para toda a verdadeira individualidade.

     • O número 1 enquanto numeral ordinal é o primeiro, o início ou princípio.

     Em primeiro plano refere-se a Deus, o Criador, o Doador da vida, o Pai; Deus é a fonte de tudo. Transmite o pensamento de Suprema Soberania. Isso, por sua vez, embute a primazia no pensar e a ilimitada soberania no querer e no agir. Vemos, portanto, incluídos: os conselhos, a eleição, as promessas e a graça. Como numeral ordinal também fala do nascimento como o início de uma vida. Este número comunica, principalmente, algo de Deus.

     Porém, ele pode referir-se, numa medida mais limitada, ao homem e, por fim, como todos os números, pode transportar um significado negativo. No sentido positivo, pode falar de justiça, como afirmado acima; também de obediência, de reconhecimento prático da soberania divina e, por conseguinte, de “arrependimento para com Deus”. Pode ter a conotação de integridade que é unidade. No sentido negativo, este número comunica a ideia de independência, desobediência e rebeldia.

 

F. W. Grant    

Simbologia dos Números (I)
Simbologia dos Números (II)
Simbologia dos Números (III)
Simbologia dos Números (IV)
Simbologia dos Números (V)
Simbologia dos Números (VI)
Simbologia dos Números (VII)
Simbologia dos Números (VIII)
Simbologia dos Números (IX)
Simbologia dos Números (X)
Simbologia dos Números (XI)
Simbologia dos Números (XII)
Simbologia dos Números (XIII)
Simbologia dos Números (XIV)
Simbologia dos Números (XV)
Simbologia dos Números (XVI)

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário