Simbologia dos Números (III)

fwgrant.jpg     O Número 3

     É o número que serve para medir o espaço; é o número da expansão cúbica, da plenitude e de uma noção viva. Se tomar apenas duas medidas e as multiplicar, o resultado será apenas uma área plana. Se ajuntar a ela a terceira dimensão, o resultado é mais do que uma simples área plana; apenas a terceira dimensão nos permite ter a ideia do espaço e do volume. Esse número, portanto, fala-nos de realidade, essência e plenitude.
 
     Quando Deus se revelou plenamente, nós pudemos conhecer três pessoas da divindade. Enquanto essas três pessoas não foram conhecidas, Deus não fora plenamente revelado. É por isso que o número 3 é o número da revelação, o número de Deus e da Trindade. Muitas vezes, o número 3 caracteriza a terceira pessoa da divindade, o Espírito Santo, que nos revela até as profundezas de Deus (I Cor 2:10).

     Enquanto a Terra era sem forma e vazia, e enquanto havia trevas sobre a face do abismo, o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Quando os seres humanos experimentam o novo nascimento de Deus, então o Evangelho não os alcança apenas pela Palavra, mas também em poder e no Espírito Santo (I Ts 1:5). Seria a santificação — a obra do Espírito — outra coisa que não a realização da salvação da alma? Sem a operação do Espírito não acontece nada senão uma operação exterior: “O que é nascido de carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3:6). Esta é a terceira dimensão que, visto desta forma, cada verdadeiro crente possui.

     O santuário, a habitação de Deus, é sempre um cubo: 10 x 10 x 10 côvados no tabernáculo e 20 x 20 x 20 côvados no templo. E também a nova Jerusalém iluminada pela glória de Deus é igualmente um cubo exacto: “… e o seu comprimento, largura e altura eram iguais” (Ap 21:16).

     Deus revela-Se no próprio santuário Ele revela-Se igualmente na ressurreição — facto que nos mostra todo o poder humano lançado no pó; por isso a ressurreição ocorreu no terceiro dia. Ligado a isso, encontramos os pensamentos de restauração, revivificação e restabelecimento (Os 6:2).

     Nesse contexto, o número 3 representa:

     •  A glória divina e a revelação do próprio Deus;

     •  Propriedade, participação e habitação: vemos o Céu na sua condição de santuário e habitação de Deus. Ali no santuário é o lugar onde é trazida adoração e louvor e ministério;

     •  O fruto que revela a qualidade da árvore (Mt 12:33).

 

F. W. Grant    

Simbologia dos Números (I)
Simbologia dos Números (II)
Simbologia dos Números (III)
Simbologia dos Números (IV)
Simbologia dos Números (V)
Simbologia dos Números (VI)
Simbologia dos Números (VII)
Simbologia dos Números (VIII)
Simbologia dos Números (IX)
Simbologia dos Números (X)
Simbologia dos Números (XI)
Simbologia dos Números (XII)

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário