Simbologia dos Números (XI)

fwgrant.jpg     O Número 40

     O número 40 é composto de 4 x 10 e simboliza a provação completa que corresponde a toda a responsabilidade do ser humano.
 
     Em suma, se dermos uma olhada para trás observando a sequência dos números, então, com facilidade, podemos reconhecer uma linha de pensamentos entrelaçados ligando os números entre si e também fazendo claro a integridade de toda a sequência. Isso serve de confirmação do significado tanto do todo dos números como também de cada um individualmente. A ordem dos pensamentos mostra-nos uma nova beleza; a sua plenitude constitui-se numa prova. Fica claro que a soma de toda a verdade está contida nisso e não podemos ir além.

     Nos primeiros 3 números vemos Deus na Sua plenitude — o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus há-de ter a preeminência em tudo, até mesmo no que se refere aos números, para que os nossos pensamentos sejam guiados de forma correta. A manifestação do próprio Deus é aquilo que é cumprido e apresentado nos números que se seguem.

     Em seguida, vemos a criatura simbolizado pelo número 4. As Escrituras, por vezes, decompõem-no na soma 3 + 1, sublinhando assim de maneira especial a manifestação de Deus. A ligação dos primeiros 3 números com o quarto da sequência é-nos apresentada de forma muito clara.

     Depois disso, vemos que 5 corresponde a 4 + 1. Novamente começamos com 4. A criatura é o meio dessa manifestação. É por isso que os demais números da sequência básica são compostos, por meio de adição, por 4 mais um dos primeiros 3 números. Assim 5 é 4 + 1; 6 é 4 + 2 e 7 é 4 + 3. Assim eles completam essa sequência. Não há outros números “divinos” que pudessem entrar em relação com o número da criatura. Por isso essa sequência básica necessariamente termina com 7. O 5, portanto, é 4 + 1 — a criatura na sua relação com o Criador, fraqueza em contraste com o poder todo-poderoso. É este o pensamento principal.

     6 é 4 combinado com 2. É o número que fala da luta causada pelo mal e também da libertação do mal. Por isso, 6 é o número que caracteriza a criatura como decaída e mostra também a vitória final de Deus sobre o mal. É nisso que Deus Se glorificará. Dessa forma, a obra de Deus é cumprida, tal como tudo fora feito em 6 dias.

     O número 7 fala-nos de cumprimento, perfeição e descanso. Assim a sequência é completa. Que prova magnífica e convincente da inspiração que Deus embutiu nos próprios números!

 

F. W. Grant    

Simbologia dos Números (I)
Simbologia dos Números (II)
Simbologia dos Números (III)
Simbologia dos Números (IV)
Simbologia dos Números (V)
Simbologia dos Números (VI)
Simbologia dos Números (VII)
Simbologia dos Números (VIII)
Simbologia dos Números (IX)
Simbologia dos Números (X)
Simbologia dos Números (XI)
Simbologia dos Números (XII)
Simbologia dos Números (XIII)
Simbologia dos Números (XIV)
Simbologia dos Números (XV)
Simbologia dos Números (XVI)

  

Sermões e Estudos

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Carlos Oliveira
Religiões de substituição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de julho de 2021

Fernando Quental
Paciência

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:1 em 21 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário