Eutanásia ou cuidados paliativos?

Carlos M. Oliveira

 

     Eutanásia é uma palavra de origem Grega que significa matar intencionalmente, por ação ou omissão, uma pessoa cuja vida se reconhece já não vale a pena ser vivida. A palavra eutanásia é oriunda da palavra grega Eutanatus, cujo significado é “morrer bem, morrer facilmente”.

     A primeira grande questão que se impõe levantar logo à partida, perante tal significado, é: morrer intencionalmente será morrer bem, será morrer facilmente? A resposta é um rotundo não!

     Porquê?

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A alegria da certeza da salvação

 

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   Certeza abençoada! Que fantástico saber que a certeza é algo de que podemos desfrutar. Graças ao Senhor, não somos deixados a um mero desejo ou à espera de podermos ser salvos. Em 1 Tessalonicenses 1:5, lemos: “Porque o nosso Evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza ...”. Muita certeza! O nosso Evangelho, portanto, não é uma mensagem de mera esperança, mas é uma verdade clara e compreensível que nos permite desfrutar de certeza.

   A nossa razão mais básica para a certeza está no facto do Evangelho da Graça de Deus ser verdadeiro. Foi o nosso Senhor Jesus Cristo que deu este Evangelho (Gálatas 1:11,12). É inconcebível que Ele falhasse em dizer a verdade quando o deu. Já que o Evangelho da Sua Graça é de facto verdade, podemos contar com o facto e ter a certeza da salvação que nos foi prometida pelo mesmo.

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Cristo sofreu no inferno?

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     A resposta simples a esta pergunta é NÃO.

     O ensino erróneo é o seguinte: depois da Sua crucificação, o corpo do Senhor foi colocado num túmulo, e o Seu espírito foi para o inferno. Ali Ele sofreu todo o tormento do inferno que teríamos de sofrer. Mas Satanás, a morte e o inferno não puderam segurá-Lo. Atos 2:24-27 é usado para apoiar esta posição: “Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança. Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção”.

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Considere o exemplo de Paulo e ore

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     Estou convencido de que uma das mais belas ilustrações da graça de Deus na vida do crente é o privilégio da oração. Paulo via a oração como uma parte essencial e contínua da vida diária do crente. Nós sabemos isso por causa de dois versículos chave sobre a oração. Em 2 Tessalonicenses. 5:17 Paulo afirma clara e precisamente, "Orai sem cessar"; e em Filipenses. 4:6, " Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração ...." Paulo, dá-nos nestes dois versículos a frequência da oração, “sem cessar” e a abrangência da oração, “em tudo.” Não há dúvida de que a oração era considerada por Paulo como uma parte essencial da vida do crente.

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A compatibilidade de ser Cristão e ser militar

 

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     Quando João Batista dizia ao povo para se arrepender, ao pregar “o batismo de arrependimento para perdão dos pecados” (Lucas 3:3), apareceram entre a multidão,  “publicanos” e “soldados”. Note-se que a estes últimos ele não disse que era errado serem soldados. O que ele disse foi:

     “E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo” (Lucas 3:14). 

     Portanto, a condição militar foi sancionada. Eles apenas foram chamados à atenção para não usarem mal o poder da farda, das armas, para não incorrerem em abuso de autoridade.

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