Paralela ... Não Idêntica (2)

Linhas de comboio paralelas

 

Paralela, mas não idêntica

     O nosso objetivo será comparar essas duas linhas a fim de ficar convencido de que são duas linhas distintas, e para ver os sítios onde os carris correm paralelamente e também onde se separam e divergem. Veremos que, embora dois carris possam ser paralelos em alguns lugares, eles não conduzem necessariamente a um destino idêntico. Deus tem dois destinos para o Seu povo redimido: o Céu e a Terra restaurada. A nossa cidade está no Céu (Filipenses 3:20); a da nação de Israel remida e a das nações estará na Terra renovada (Zacarias 14:16, etc.). A maior parte da confusão entre os Cristãos verdadeiramente salvos deve-se a uma falha na distinção entre essas duas linhas. A maioria comete o erro de chamar de idêntico ao que é meramente paralelo. Isso resulta no que poderíamos chamar de não-dispensacionalismo. Há outros que fazem com que a verdade idêntica seja meramente paralela, e isso resulta no hiperdispensacionalismo. Quando reconhecemos o que é idêntico como idêntico e o que é paralelo como paralelo, somos verdadeiros dispensacionalistas.

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Paralela ... Não Idêntica (1)

Linhas de comboio paralelas

 

     Não é necessária uma apresentação de desculpas para se formular a pergunta que pode parecer estar gasta pelo uso: "Está no caminho certo?" No mundo físico, com os seus meios de transporte de alta velocidade, essa questão tornou-se ainda mais importante e, certamente, que no reino espiritual continua a ser a primeira da lista.

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A minha igreja não é Pentecostal

Carlos M. Oliveira

 

     Há muitos que dizem que a sua igreja é Pentecostal. E outros há que não o dizendo, assim, tão abertamente, contudo dizem-no indiretamente, implicitamente, ao afirmarem que a Igreja, o Corpo de Cristo, começou em Pentecostes. Sim, dizendo isto, confessam que a sua Igreja é realmente Pentecostal.

     Porém, a minha igreja não é Pentecostal. Em primeiro lugar a Igreja não é “minha”, mas “de Deus” (Atos 20:28; 1 Cor. 1:2; 10:32; 11:22; 1 Tes. 2:14; 2 Tes. 1:4; 1 Tim. 3:5,15) ou “de Cristo” (Rom. 16:25), também chamada “dos santos”  (1 Cor. 14:33). Não é, de facto, “minha”.

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A Igreja Pentecostal de Atos 2 é Messiânica, Profética

Carlos M. Oliveira

 

     A Igreja em Atos 2, a Igreja Pentecostal, é a Igreja Messiânica (segue Cristo como o Messias 1, não como Cabeça do Corpo), pois é a Igreja profética, encontrando-se na linha da profecia como se vê ao experimentar o cumprimento de profecias (Atos 2:16); não é a Igreja do mistério (Efésios 5:32) da qual nenhum profeta sabia (Col. 1:26), a Igreja que é o Seu Corpo, a Igreja de que Ele é Cabeça (Col. 1:24; Efésios 1:22; 5:23).

     É sobre esta Igreja Pentecostal que é Messiânica, Profética, que lemos:

     “E perseveravam na doutrina dos Apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.

     Nenhuma destas expressões e palavras tem a ver com a Igreja, o Corpo de Cristo, com a dispensação da graça que foi dada mais tarde ao Apóstolo Paulo (Efésios 3:2,3).

     A “Doutrina dos apóstolos” é a doutrina dos doze apóstolos. É a doutrina que tem a ver com as doze tribos de Israel, é a doutrina da lei e do reino, que inclui “muitas maravilhas e sinais” (Atos 2:43) bem diferente da doutrina do Apóstolo Paulo  à qual ele chama “minha doutrina”, uma vez que lhe foi dada a ele e por seu intermédio a nós (2 Tim. 3:10; 1 Tim. 6:3), por conseguinte, uma doutrina que só surgiu mais tarde, evidentemente só após a sua conversão.

     A “Comunhão” é a comunhão de Atos 2:44,45 “E TODOS os que criam estavam JUNTOS, e tinham TUDO EM COMUM. E vendiam as sua propriedades e fazendas, e REPARTIAM COM TODOS, segundo cada um havia de mister”. Nada do que vemos ali acontecer tem a ver com “a comunhão do Corpo de Cristo” de que Paulo fala em 1 Coríntios 10:16. No Corpo de Cristo os membros do Corpo não têm que vender as suas “propriedades e fazendas” e terem “tudo em comum”. No Corpo de Cristo não têm “TODOS” “TUDO” “EM COMUM”. Ao contrário do que se vê na Igreja Pentecostal Messiânica, na Igreja, o Corpo de Cristo, há "ricos" (1 Tim. 6:17) e os pais entesouram para os filhos (2 Cor. 12:14).

     O “Partir do pão” é a Ceia do Senhor relacionada com o reino, não com a Ceia do Senhor que diz respeito à dispensação da graça, ao Corpo de Cristo, que só mais  tarde foi revelada ao Apóstolo Paulo (1 Cor. 11:23-26).

     As “Orações” são as orações que têm a ver com o reino (Mat. 6:10), em que tudo o que os crentes pedem recebem (Mat. 18:19; Mat. 21:22). Não são as orações que têm a ver com o Corpo de Cristo mais tarde ensinadas por Paulo, em que a única garantia que os crentes têm é “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” guardar os seus corações, não o recebimento do que pedem (Fil. 4:6,7).

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1 Em Pentecostes Cristo ainda está a ser oferecido à nação de Israel como o seu Messias (Atos 2:19-26).

- C.M.O.

Artigos complementares:

A minha igreja não é Pentecostal

O dia de Pentecostes em Atos 2 foi realmente o início de quê?

 

 

O dia de Pentecostes em Atos 2 foi realmente o início de quê?

Carlos M. Oliveira

 

     Não são poucos os que pensam e dizem que o dia de Pentecostes em Atos 2 assinala o início da Igreja, o Corpo de Cristo, porém as Escrituras não afirmam isso.

     O que dizem as Escrituras a este respeito?

     As Escrituras dizem, e isso está muito claro nas mesmas, que o dia de Pentecostes em Atos 2 foi o início do cumprimento da profecia de JoelNÃO o início de uma igreja.

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