“Honra a teu pai e a tua mãe” (6)

Honra a teu pai e a tua mãe, ordena o Senhor

 

 

2. Honrar pai e mãe envolve estrita obediência.

     Esse é o ensino muito definido do chamado Novo Testamento. Leia novamente Efésios 6:1-3:

     “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.

     Honrar os pais significa obedecer-lhes.

     Colossenses 3:20 diz: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”.

     Compare Efésios 6:1 com Colossenses 3:20. A primeira passagem diz: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor”. A outra diz: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”.

     Conheci pessoas que tentaram usar o mandamento “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor” como desculpa para não obedecer aos pais que não eram bons Cristãos. Ou, por vezes, filhos e filhas rebeldes têm pervertido este texto das Escrituras para se justificarem por não obedecerem aos pais, alegando saber melhor do que seus pais o que agrada ao Senhor. Qualquer interpretação desse tipo é uma má interpretação, como se pode ver facilmente comparando-a com Colossenses 3:20. Os filhos devem obedecer aos pais “em tudo”, “porque isto é agradável ao Senhor”.

     Por outras palavras, não há nenhuma forma de um filho menor ser um bom Cristão senão for um bom filho obediente ao pai e à mãe. O dever para com Deus envolve dever para com o pai e a mãe. Uma criança que é rebelde contra o seu pai ou a mãe é rebelde contra Deus.

     É verdade que, às vezes, um pai ou uma mãe podem estar errados. É verdade que, por vezes, um pai ou uma mãe podem mandar um filho cometer erros. Mas muito raramente a criança julgará melhor o que é certo ou errado do que o seu pai ou a sua mãe. Deus simplesmente não entrega à criança o julgamento de uma ordem do seu pai ou da sua mãe e a decisão do que será apropriado obedecer e o que será apropriado desobedecer. O mandamento claro da Bíblia é: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais”.

     Um cidadão também dizia que obedecia a certas leis, mas que em relação a outras leis da terra ele sentia-se guiado pelo Espírito Santo a transgredir. Não, deve ser uma conclusão já determinada as crianças Cristãs obedecerem aos seus pais, os alunos Cristãos obedecerem aos seus professores e os cidadãos Cristãos obedecerem às leis da terra. Quando Pedro disse aos líderes Judeus: “Mais importa obedecer a Deus, do que aos homens”, ele não estava a desobedecer a nenhuma lei do governo Romano nem a nenhuma das leis Mosaicas das quais os governantes Judeus eram guardiões.

     Estou simplesmente a dizer que os filhos devem obedecer aos pais, e esse significado fundamental deste quinto mandamento dos dez, deve ser levado a sério como parte da moralidade básica ordenada na Bíblia. Todo o pregador e professor da Bíblia, todo pai deve enfatizar a obediência aos pais como um fundamento fundamental da vida Cristã.

     Suponha que uma criança, em alguns assuntos, saiba melhor que o seu pai ou a sua mãe; isso justifica a criança recusar a obediência que Deus ordenou? Certamente que não! Tenho a certeza de que tenho uma educação melhor, que sou um Cristão melhor e um cidadão melhor do que muitos agentes da polícia de trânsito; mas isso não me dá o direito de desobedecer à sua autoridade legal. Qualquer filho ou filha que é Cristão pode mostrar da melhor maneira o seu Cristianismo a um pai ou mãe não-salvos, com a mais devota e amorosa obediência. Pode ter a certeza de que quanto mais genuína e sincera for a obediência que o coração de uma criança render ao seu pai e mãe, mais os pais serão convencidos do Cristianismo da criança. “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”.

- John Rice
The Home (O Lar)
(Continua)

“Honra a teu pai e a tua mãe” (1)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (2)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (3)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (4)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (5)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (6)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (7)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (8)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (9)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (10)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (11)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (12)

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
Como vês a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 14 de agosto de 2020

José Carvalho
Salmo 95

Tema abordado por José Carvalho em 09 de agosto de 2020

Carlos M. Oliveira
A tragédia dos incêndios

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de agosto de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:12 em 12 de agosto de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário