“Honra a teu pai e a tua mãe” (4)

Honra a teu pai e a tua mãe, ordena o Senhor

 

 

4. A promessa é “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”.

     Não me surpreende que o Espírito Santo, no chamado Novo Testamento, chame a atenção para esta promessa maravilhosa e observe que o quinto mandamento é o primeiro com promessa. Veja quanto está envolvido nesta promessa.

     Primeiro, promete uma vida longa à pessoa. A obediência ao pai e à mãe envolve uma vida equilibrada, controlada, sendo que a moderação, o caráter e o autocontrolo proporcionam boa saúde e uma vida longa.

     Segundo, esta moralidade e justiça básicas e fundamentais naturalmente, trazem a bênção de Deus e a Sua proteção contra dissabores e prejuízos. Deus trata de recompensar a justiça.

     Terceiro, “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”. Vemos o deleite seguro de bens e possessões estarem envolvidos no honrar pai e mãe.

     Quarto, e principalmente à nação de Israel foi prometida proteção longa e prosperidade na terra de Canaã, se a nação observasse este mandamento de honrar os pais. Honrar pai e mãe significa respeito pela lei e pela ordem, um lar bem governado. E onde o governo nos lares é bem-sucedido, o governo da nação é reverenciado e obedecido. E se as bênçãos de Deus estão sobre os lares, elas estarão sobre a nação. É um facto bem conhecido da história que, quando os lares se deterioram, o governo e a integridade nacional também se deterioram. Mas quando uma nação ensina os seus filhos a reverenciar pai e mãe, a obedecer-lhes, essa nação é abençoada. Considere a China. Não era uma nação Cristã no passado. Houve muitos abusos, muitos pecados e imoralidades entre os Chineses. Porém, a única virtude notável dos Chineses é a reverência e a obediência aos pais. Por vezes, os chineses exageram e falham nessa virtude, adorando até os espíritos dos seus ancestrais. Mas é claro que Deus fica satisfeito de o povo chinês honrar pais e mães. Assim, por cerca de cinco mil anos Deus tem preservado este país. Houve invasões. Houve guerras. Mas a China permaneceu, no geral, abençoada por Deus na terra que Ele lhes deu há séculos atrás.

     Armemo-nos com este quinto mandamento e desejemos para os nossos filhos esta maravilhosa promessa que o acompanha: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”.

- John Rice
The Home (O Lar)
(Continua)

“Honra a teu pai e a tua mãe” (1)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (2)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (3)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (4)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (5)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (6)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (7)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (8)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (9)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (10)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (11)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (12)

Sermões e Estudos

António Oliveira
O verdadeiro curso superior

Sermão proferido por António Oliveira em 19 de janeiro de 2020

Fernando Quental
A importância da espera

Sermão proferido por Fernando Quental em 12 de janeiro de 2020

Dário Botas
Resoluções

Sermão proferido por Dário Botas em 05 de janeiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:1 em 15 de janeiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário