“Honra a teu pai e a tua mãe” (3)

Honra a teu pai e a tua mãe, ordena o Senhor

 

 

3. Deus ordena claramente a pena de morte para a desobediência incorrigível a este mandamento.

     Em Deuteronómio 21:18-21, consta o seguinte mandamento claro de que um filho rebelde deve ser apedrejado perante o testemunho do seu pai e mãe:

     “Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, então, seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade e à porta do seu lugar, e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é um comilão e beberrão. Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão com pedras, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, para que todo o Israel o ouça e tema”.

     É chocante, não é? Todo pai deve ser estimulado e estar bem consciente deste ensino claro que mostra a sua responsabilidade de fazer o seu filho obedecer. Filhos e filhas desobedientes e desrespeitosos devem ser convencidos e ficar alarmados ao verem como Deus odeia o pecado deles. Como o homicídio merece a pena de morte, assim também a desobediência incorrigível ao pai e à mãe merece a pena de morte!

     Em Êxodo, capítulo 21, Deus dá certas regras para a sociedade organizada seguir. Sob a lei Mosaica, certos pecados deveriam ser punidos com a morte. Assim, em Êxodo 21:15, foi mandado aos Judeus: “O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá”. A pena de morte simplesmente por agredir pai ou mãe!

     Mas isso não é tudo. Êxodo 21:17 ordena: “E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá”. A pena de morte novamente, por falta de respeito e insulto a pai e mãe! A mesma Escritura é citada no Novo Testamento pelo Salvador em Mateus 15:4: “Quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte”. Isso está no mesmo versículo onde "Honra teu pai e mãe" é citado pelo querido Salvador.

     Assim, toda criança deve ser ensinada que, se quiser agradar a Deus, deve honrar o seu pai e a sua mãe. Levantar a mão contra pai ou mãe merece a morte. Maldizer ou difamar pai ou mãe merece a morte! No fundamento de todo o dever Cristão e na decência e moralidade está este mandamento básico: “Honra a teu pai e a tua mãe”.

- John Rice
The Home (O Lar)
(Continua)

“Honra a teu pai e a tua mãe” (1)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (2)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (3)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (4)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (5)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (6)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (7)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (8)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (9)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (10)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (11)
“Honra a teu pai e a tua mãe” (12)

Sermões e Estudos

António Oliveira
O verdadeiro curso superior

Sermão proferido por António Oliveira em 19 de janeiro de 2020

Fernando Quental
A importância da espera

Sermão proferido por Fernando Quental em 12 de janeiro de 2020

Dário Botas
Resoluções

Sermão proferido por Dário Botas em 05 de janeiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:1 em 15 de janeiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário