O Véu feminino tem, ou não, base bíblica? (IX)

CMO 29OUT17b

 

 A oração das mulheres

     E como se explica a oração das mulheres em 1 Cor. 11:5?

     “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.” (Ver. 5).? 

     Não podemos afirmar que a oração da mulher aqui aludida fosse, na altura, audível. A profecia de Joel fala da mulher profetizar (naturalmente audivelmente) como sendo algo fora do normal, mas nada detalha sobre a oração. Em qualquer caso hoje a mulher, quando a igreja se reúne, DEVE ORAR, MAS NÃO AUDIVELMENTE.
 
     Porquê?
 
     Porque, como já vimos, está escrito:
 
     “As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei” (1 Cor. 14:34).
 
     O facto de as mulheres estarem caladas não quer dizer que não orem. Elas podem e devem orar, mas em silêncio. Uma oração não é mais eficaz por ser audível, nem menos eficaz por ser em silêncio. Ana, a mãe do profeta Samuel é exemplo e prova disso.
 
     “Porquanto Ana NO SEU CORAÇÃO FALAVA, só se moviam os seus beiços, porém NÃO SE OUVIA A SUA VOZ …” (1 Sam. 1:13).
 
     “… e o Senhor se lembrou dela.
 
     “E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel; porque dizia ela, o tenho pedido ao Senhor”(Vers. 19,20).
 
     Excetuando o texto de 1 Cor. 11:5, que não é conclusivo e em qualquer caso seria uma exceção, não existe nenhum exemplo, em toda a Bíblia, de uma mulher que ore audivelmente, em público. 
 
     E ... nunca nos esqueçamos que a Bíblia diz:
 
     "Toda a mulher que ora ..." cobre a sua cabeça física com véu, a fim de não desonrar a sua cabeça espiritual - o homem.
 
(Continua)
 
- C.M.O.

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 22MAI26
Assistolia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de maio de 2026

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Carlos Oliveira 15MAI26
Comer e ficar com fome

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4

Estudo realizado em 20 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário