O caráter diferente do anúncio do perdão de pecados ministrado por Jesus e pelos Seus

Compreendendo o perdão | Cristãos Amino Amino

 

     Há quem entenda e, pior, diga que o ministério do perdão anunciado e ministrado pelo Senhor, quando esteve aqui na Terra é um tanto ou quanto semelhante, igual mesmo, ao praticado pelos Seus. Será? Veremos que não, e em quê. 

      Marcos 2

     5. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

     Não lemos aqui que o Senhor tivesse ministrado, anunciado, o perdão de pecados em nome de quem quem quer que fosse. É Ele que perdoa, sem invocar ninguém para o efeito, pois Ele é Deus - não tem que invocar ninguém.

     Já o perdão ministrado, anunciado, pelos Seus servos é bem diferente.

     Atos 2:38 - ARC
     38. E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 

     O perdão de pecados anunciado por Pedro, como vemos no texto acima, é ministrado, note-se bem, “em nome de Jesus Cristo”, ou seja, por autoridade do Senhor Jesus Cristo, pois só o Senhor Jesus Cristo é Deus e pode perdoar pecados, não Pedro ou qualquer dos Seus. Nas Escrituras não se vê nenhum deles anunciar o perdão de pecados como o Senhor ministrou.

     O mesmo vemos em

     Atos 13:38-39
     38. Seja-vos, pois, notório, varões irmãos, que por Este [Jesus Cristo] se vos anuncia a remissão dos pecados. 39. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por Ele é justificado todo aquele que crê. 

     Notemos muito bem que a obtenção do perdão de pecados é unicamente alcançado por mérito exclusivo do Senhor Jesus Cristo, e não de outrem, quem quer que seja. Não é invocado nenhum outro nome, a não o do Senhor Jesus Cristo - “por Este [Jesus Cristo] se vos anuncia a remissão dos pecados”.

     Efésios 1:7
     Em Quem [Jesus Cristo]  temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça.

     É em Cristo que se obtém o perdão de pecados e, note-se, exclusivamente pela Sua graça.

     O mesmo vemos em

     Colossenses 1:13-14
     13. O Qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor; 14. Em Quem [Jesus Cristo] temos a redenção pelo Seu sangue, a saber, a remissão dos pecados

     Notemos também que em todos os versículos atrás citados, incluindo o caso do perdão ministrado pessoalmente pelo Senhor, temos o anúncio do perdão de pecados dirigido a pessoas que não pecaram contra os anunciantes do perdão, mas contra outros que não eles.

     Já quanto aos casos em que devemos perdoar aos que pecam exclusivamente contrá nós, as instruções são diferentes, sendo folha de outra obra e consubstanciando-se no seguinte versículo:

     Lucas 17:3-4
     3. Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o, e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4. E se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me, perdoa-lhe

     Perante o acima exposto haja cuidado em não elevar o ministério dos santos ao nível do ministério do Senhor, que é único e incomparável, e não rebaixar o subido ministério exclusivo e inigualável do Senhor, ao dos Seus. É isso que é feito ao não se respeitarem estas “coisas que diferem”.

     O caráter da manifestação de perdão dos pecados ministrado pelo Senhor aos pecadores, nada tem a ver com o anúncio do perdão dos pecados aos mesmos feito pelos Seus ministros. 

     Mas, além do mais, confundir este inconfundível, significa tornar o Senhor da glória em mero pecador mortal destituído da glória de Deus - uma ultrajante heresia, e uma injuriosa profanação do Seu sublime e santo Nome. “… santificado seja o Teu Nome ... porque Teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

- C.M.O.

Artigos relacionados:

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário