Porque não posso praticar o Batismo na Água? (I)

a verdade bblica do batismo na agua

 
     Sempre que alguém ensina uma doutrina que é contrária à opinião popular, a maioria das pessoas automaticamente rejeita-a sem pensar sobre o assunto. Isto é especialmente verdade na questão do batismo. A Cristandade sempre praticou o batismo na água, embora de muitos modos diferentes e por muitas razões diferentes. Alguns ensinam que o batismo realmente contribui para a salvação, enquanto outros ensinam que o batismo é só um testemunho de uma transformação interior. Mas embora a maioria dos batistas difiram entre si quanto ao significado da cerimónia, no entanto estão todos juntos na rejeição da suficiência do “um só” batismo divino pelo qual o Espírito Santo coloca o pecador que crê em Jesus Cristo.
 
     Uma observação frequentemente ouvida é: "Como é que pode dizer que toda a Igreja tem estado errada todos estes séculos e só agora tem a verdade sobre o batismo?" Comecemos por nos lembrar que não sabemos se todos os crentes praticavam o batismo na água, embora a Igreja como um todo o fizesse, e não se esqueça que há uma diferença entre todos os crentes e a hierarquia religiosa da Cristandade. Mas, para além disso, será assim tão estranho que a maioria tenha estado enganada quanto esta verdade? Não será estranho para quem conhece a história trágica de Israel. E Martinho Lutero deve ter sido confrontado com o mesmo problema quando ele, um simples monge, desafiou toda a Igreja de Roma sobre a questão da justificação pela fé. A verdade nunca foi popular, e a espiritualidade normalmente não se encontra na maioria. Em vez de olharmos à nossa volta para vermos o que outros creem, a fim de não sermos achados diferentes, devemos antes defender a verdade de Deus, a despeito da sua impopularidade e da indiferença da Igreja para com ela.

     Agora, cremos que a base da comunhão entre todos os crentes é o sangue de Jesus Cristo que nos salvou dos nossos pecados. O nosso relacionamento com o bendito Filho de Deus é o que nos relaciona uns com os outros. Eu amo todos os Cristãos, não porque todos concordam comigo doutrinalmente mas porque todos amam o meu Senhor, e somos irmãos n'Ele. O batismo na água nunca deve ser constituído base da comunhão cristã, a não ser, claro, que o batismo nos torne filhos de Deus, coisa que nenhum verdadeiro Cristão que creia na Bíblia ensine ou creia. 

Quanto a mim, não posso praticar o batismo na água porque:

 

De uma mensagem pregada por
CLARENCE E. KRAMER
(Continua)
 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Vivendo acima da média

Sermão proferido por José Carvalho em 16 de setembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:2 em 19 de setembro de 2018

David Gomes 09SET18
A Ambição

Sermão proferido por David Gomes em 09 de setembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:2 em 12 de setembro de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário