Paralela ... Não Idêntica (1)

Linhas de comboio paralelas

 

     Não é necessária uma apresentação de desculpas para se formular a pergunta que pode parecer estar gasta pelo uso: "Está no caminho certo?" No mundo físico, com os seus meios de transporte de alta velocidade, essa questão tornou-se ainda mais importante e, certamente, que no reino espiritual continua a ser a primeira da lista.

     A Bíblia apresenta, por assim dizer, uma grande estação, ou terminal, onde a humanidade entra para embarcar no comboio. Existem muitas linhas que saem deste terminal, a maioria delas com nomes muito enganadores. É claro que existe a Linha Larga, a qual por prazer pode ser usada pelas almas loucas levando-as diretamente para a Cidade da Destruição, mas também existem muitas outras linhas, com nomes consideráveis, que parecem começar na direção certa, mas que acabam por terminar no lago de fogo. A Linha do Legalismo, a Linha da Religião, A Linha das Boas Obras e a da Justiça Própria enchem-se diariamente com milhares de pessoas respeitáveis ​​que supõem que estão a caminho da Cidade Celestial.

     Elas podem alegar que existem muitas outras linhas que conduzem ao Céu e que não importa a que é escolhida, desde que se seja sincero. Elas nunca se deram ao trabalho de ler o Guia Oficial, que afirma claramente: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Provérbios 14:12; 16:25). Elas parecem também ignorar o facto de que Jesus Cristo disse: "Eu sou o caminho ... ninguém vem ao Pai, senão por Mim" (João 14:6). Elas pensam que a religião, as boas obras, a moralidade e coisas do género conduzirão uma alma sincera ao Céu, mas o Livro-Guia afirma claramente: "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, [Ele] nos salvou" (Tito 3:5).

     Elas acham que é antiético embarcar no comboio e, sem se pagar bilhete ou fazer qualquer obra, viajar para a glória pelos méritos da obra consumada de Cristo. Elas consideram ser mais honroso sair e empurrar o comboio subindo as encostas da glória pela sua própria força. Todos os seus esforços, no entanto, estão fadados ao fracasso. Está para além do poder do homem pecador redimir a sua própria alma ou converter carne em espírito (João 3:6; 1 Pedro 1:18). Lembre-se de que a sinceridade nunca o levará ao destino certo se estiver no caminho errado.

     Deus hoje tem apenas um caminho funcional, e é muito importante que o siga. Por mais estranho que pareça, não precisa de esperar um momento que seja para que este comboio chegue. Ele está sempre pronto. O horário diz: "Eis aqui agora o tempo aceitável; eis aqui agora o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2); e: "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13). O leitor também não precisa de pagar para apanhar o comboio nesta linha, pois, sob a Tabela de Tarifas, lemos: "O salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23); e: "Àquele que não pratica, mas crê n'Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça" (Romanos 4:5). Existe apenas uma porta através da qual pode entrar - a fé: fé no Senhor Jesus Cristo. Se o leitor nunca embarcou no "Comboio da Salvação" de Deus, faça-o imediatamente e conheça a alegria e a segurança de chegar à glória um dia com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Colossenses 3:1-4).

     A partir deste ponto, desejo dirigir os meus comentários apenas àqueles que já receberam Jesus Cristo como seu Salvador, àqueles que já estão na linha de Deus rumo à glória. Temos uma grande necessidade de estudar o nosso Livro Guia Oficial, mesmo apesar de estarmos no Caminho de Deus: primeiro, para não nos desviarmos por algumas das incitações de Satanás, e segundo, para não ficarmos confusos entrando na Linha do Reino. Todos os Cristãos podem entender o perigo mencionado anteriormente, mas a grande maioria desconhece completamente este perigo agora apontado. De facto, muitos são tão ignorantes do facto de Deus ter revelado duas grandes linhas na Bíblia, que supõem que estão na Linha do Reino, pois essa é a única de que eles conhecem alguma coisa.

     Embora seja verdade, como afirmei anteriormente, que Deus tem apenas uma única linha funcional hoje, também é verdade que na Bíblia há duas linhas. Uma delas foi interrompida pela presente dispensação, mas, como ainda consta no cronograma, os Cristãos hoje muitas vezes confundem o programa a ela associada com o seu programa, sem perceber que, de facto, existem dois programas diferentes. Existem muitas semelhanças entre si, ou, como podemos dizer, sítios onde os carris correm em paralelo.

     Uma dessas linhas começou com Abraão, em Génesis 12, e atravessa a história de Israel até ao Reino Milenar e Messiânico aqui na Terra. A outra, a linha de Deus para hoje, começou com o apóstolo Paulo e terminará no Céu quando a Igreja que é o Corpo de Cristo for arrebatada para a glória, como mostra o Cronograma em 1 Tessalonicenses 4:13-18 . Em suma, chamaremos a estas duas linhas, a Linha do Reino e a Linha do Corpo.

- Charles F. Baker
(Continua)

Paralela ... Não Idêntica (1)
Paralela ... Não Idêntica (2)
Paralela ... Não Idêntica (3)
Paralela ... Não Idêntica (4)
Paralela ... Não Idêntica (5)
Paralela ... Não Idêntica (6)

Sermões e Estudos

José Carvalho
Gente sábia e inteligente

Tema abordado por José Carvalho em 31 de maio de 2020

Carlos Oliveira
Fundo da agulha

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2020

Alberto Veríssimo
Perto da verdade, porém longe

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 24 de maio de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:7 em 27 de maio de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário