• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 

18-02-2024 - Denominação que surgiu do cisma com a Igreja Metodista já soma mais de 4 mil congregações

Igreja Metodista Unida Comunidade Sand Point nos EUA com uma bandeira do movimento LGBT (Foto: Wikimedia Commons)

Igreja Metodista Unida, Comunidade Sand Point nos EUA, com uma bandeira do movimento LGBT (Foto: Wikimedia Commons)

 

     A centenária Igreja Metodista Unida (UMC) sofreu um enorme cisma com a debandada de milhares de congregações após se recusar a reprimir ativistas LGBT e práticas homossexuais entre os seus líderes. Os conservadores que a abandonaram fundaram outra denominação, que agora já soma 4,2 mil igrejas filiadas.

     A Igreja Metodista Global (GMC), teologicamente conservadora, foi fundada em 2022 para servir como alternativa à Igreja Metodista Unida. Ao final de 2023, a denominação tinha 4.281 igrejas membros, de acordo com Keith Boyette, um dos responsáveis pela admissão de igrejas.

     Boyette explicou que embora a maioria das igrejas da GMC fossem anteriormente da UMC, existem congregações de diferentes origens que decidiram aderir à nova denominação: “As atuais congregações membros são predominantemente antigas congregações da UMC, mas temos congregações membros que vieram de outras denominações, ou que eram anteriormente não denominacionais ou independentes, ou que são novas igrejas que já foram reconhecidas como congregações membros”.

      Boyette revelou que ainda existem igrejas da Igreja Metodista Unida “tanto dentro como fora dos EUA” que estão a tentar se filiar à GMC, algo que deve ser realizado até maio, durante a Convenção Geral da UMC.

 
Cisma

     Em resumo, ao longo das últimas décadas, a UMC tem lidado com um debate divisivo sobre a possibilidade de alterar o seu Livro de Disciplina para permitir a bênção a uniões entre pessoas do mesmo sexo e a ordenação de pessoas com relacionamentos homoafetivos no ministério pastoral.

     Os esforços para mudar o Livro da Disciplina sempre fracassaram nas tentativas que foram feitas na Convenção Geral, e a razão disso sempre foi a postura conservadora teologicamente dos representantes da igreja em África.

     Apesar disso, muitos teólogos liberais dentro da UMC recusaram-se abertamente a seguir ou fazer cumprir as regras, o que na prática resultou em celebrações de uniões LGBT e ordenação de homossexuais no ministério.

     Por exemplo, em novembro de 2022, a Jurisdição Ocidental da Igreja Metodista Unida votou para tornar Cedrick D. Bridgeforth, da Conferência Califórnia-Pacífico, bispo, apesar de ele estar numa união homoafetiva.

     Numa sessão especial da Conferência Geral da UMC realizada em fevereiro de 2019, os delegados votaram para adicionar o Parágrafo 2553 ao Livro da Disciplina, que criou um processo temporário para as congregações se desfiliarem da UMC devido ao debate sobre a homossexualidade.

     De acordo com os dados da própria denominação, 7.660 congregações deixaram a UMC de 2019 a 2023, com mais de 5.600 decidindo abandoná-la no ano passado, uma informação que mostra que o cisma está a aumentar.

     Apesar do crescimento da Igreja Metodista Global, ela não foi a única que surgiu do cisma. A White’s Chapel, uma megaigreja do Texas que deixou a UMC em 2022 e se identifica como teologicamente centrista, lançou a sua própria rede de igrejas conhecida como Igreja Metodista Colegiada.

- in The Christian Post

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

 

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário