Um crente pode ser possuído pelo diabo? (1)

demonologia

 

     Esta é a pergunta que muitos têm perguntado, por terem visto ou lido muito na cultura popular sobre a crescente influência satânica nestes últimos dias da dispensação da graça. Eles temem que os poderes das trevas sejam uma ameaça presente para eles pessoalmente  ou para os  seus amigos e familiares. Desde o lançamento do filme, The Exorcist (O Exorcista), em 1973, a discussão sobre o diabo e seus demónios tornou-se normal na cultura pop, bem como na igreja. O filme e as suas muitas sequências e derivações tornaram-se num grande negócio, já que Hollywood capitalizou o atual interesse pelo sobrenatural e até usou vários clérigos para reforçar o tema. Mas a indústria cinematográfica ou livros de fantasia serão o lugar onde os cristãos devem ir aprender sobre estas coisas e o poder (se algum) que Satanás pode ter sobre os filhos de Deus?

      Nós sabemos que a Bíblia foi-nos dada para aprendermos essas coisas e estar bem informados sobre Satanás, os seus demónios e a sua estratégia (2 Coríntios 2:11; 2Tm 3:16-17). Antes de examinarmos a questão, há algumas coisas que devemos entender sobre o nosso inimigo, o diabo.

  1. Ele é uma pessoa real, não apenas uma força do mal. Ele tentou Eva no Jardim do Éden e o Senhor Jesus Cristo antes do Seu ministério começar (2 Coríntios 11: 3; Mateus 4:1-11).
  2. Lemos que Satanás entrou em Judas para trair Jesus (Lucas 22:3; João 13:27).
  3. A possessão demoníaca era comum em Israel durante o ministério de Jesus Cristo, e estes demónios ainda estão soltos hoje (Mt 8:28; 10: 8; 12:22,43; Lucas 10:17).
  4. O apóstolo Pedro (um crente) foi abordado pelo Senhor como Satanás, presumivelmente porque este estava a usar Pedro para se opor ao propósito de Deus (Mt 16:22-23).
  5. Paulo refere-se à antiga (não convertida) vida dos efésios como tendo sido vivida “segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2: 2). “O príncipe das potestades do ar” é um título que se refere ao diabo, e sabemos que ele possui os filhos da desobediência (uma descrição dos não-salvos), pois o seu espírito opera neles.

 

     O que é a possessão?

     Ser possuído pelo demónio muitas vezes caracteriza-se por imagens de um homem louco de olhos arregalados cometendo atos de violência e desordem. A Bíblia mostra esse lado da possessão demoníaca. (Dizemos demónio em vez de diabo. Há um só diabo e muitos demónios, todos estando sob a autoridade de Satanás). Mas muito mais prevalecente na nossa dispensação existe uma forma mais subtil e sinistra de satanismo que é muito mais eficaz no engano das massas. Na verdade, a palavra "possuído" significa pertencer ou estar na posse de alguém. A palavra carrega o significado de propriedade e controlo. Desde a queda do homem no começo, gravitamos naturalmente em direção ao mal e aos poderes das trevas (João 3: 18-20). Isso é certamente verdadeiro para aqueles que estão fora da fé cristã, pois Cristo dirige-se aos tais como filhos do diabo (Mt 13:38; João 8:44; 1 João 3:10). Além disso, os apóstolos dizem-nos que estamos a viver no presente século mau, e que o mundo inteiro jaz no maligno (ou no iníquo) (Gálatas 1: 4; 1 João 5:19). Apesar de haver os que externamente adoram e servem a Satanás, há os que na Bíblia vemos praticar uma forma mais secreta por ser exteriormente religiosa, respeitadora da lei e respeitável aos olhos dos seus compatriotas.

     Tal ainda é assim hoje. Há muitos que nunca cairiam e adorariam a Satanás, e negariam vigorosamente ser filhos do diabo. Os tais podem frequentar a igreja toda semana, trabalhar arduamente para a família, obedecer à lei civil e ser considerados pilares da sua comunidade. Porém são justos aos seus próprios olhos, enquanto confiam no seu respeitado nome, nas suas boas obras e dever religioso como algo que os ajuda a salvar e a dar-lhes um lar no Céu. Eles são ignorantes da justiça de Deus que é oferecida como um dom gratuito da Sua graça, e procuram tentar estabelecer a sua própria justiça (Romanos 10: 4). Sem reconhecer a obra da cruz a seu favor e sem confiar nos méritos do sangue derramado de Cristo como a sua única esperança de vida eterna, eles ainda permanecem na escuridão. Ao descrever a sua conversão, Paulo repetiu as palavras do Cristo ressuscitado na comissão da graça.

     “... livrando-te deste povo e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em Mim” (Acts 26:17-18).

     Semelhantemente, ao dirigir-se aos santos em Colossos, Paulo escreveu: “[Deus] ... nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor” (Col. 1:13).

     Isto indica que todos aqueles que estão fora da fé de Cristo estão sob o poder e a possessão do diabo, mesmo aqueles que negam a sua existência. O seu poder de engano é tão expansivo, e a cegueira deles tão profunda, que não conseguem ver que foram cegados e enganados. Paulo também se colocou nessa categoria na sua antiga vida como perseguidor dos crentes (1 Timóteo 1:13).

     “Mas, se ainda o nosso Evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2Co 4:3-4).

 

Nenhuma comunhão

     Por mais que reconheçamos a possessão do diabo nos não-salvos, isso ainda não responde à pergunta original, “Pode um cristão ser possuído pelo diabo?” Aqui devemos lembrar-nos de várias coisas. Primeiro de tudo, a Palavra de Deus não declara que os corpos dos crentes são o templo do Deus vivo, e que não qualquer laço comum entre Ele e os poderes das trevas?

     “E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.” (2 Cor. 6:15-16).

     Visto que os nossos corpos são o templo de Deus e o Espírito de Cristo vive em nós, o diabo não pode co-ocupar o mesmo santuário.

     Em segundo lugar, devemos notar que pertencemos a Deus (somos por Ele possuídos), pois Ele chama-nos Seu povo. Nós fomos comprados por um grande preço, o precioso sangue de Cristo, e agora somos Seus - corpo, alma e espírito (1Co 6:19-20, 1Pe 1:18-19).

     Finalmente, Deus assegura-nos que estamos selados com o Espírito Santo da promessa até o dia da redenção (o tempo em que Cristo vem buscar a Sua Igreja) (Efésios 1:14). Visto que o próprio Espírito é o selo, Ele assegura a contínua propriedade que somos d’Ele e a nossa segurança eterna em Cristo.

     Eis as verdades que são mais preciosas para todo crente. O próprio Criador do universo ter-nos querido como Sua própria possessão, e de bom grado ter pago tão grande preço para tornar isto possível! Agora que somos redimidos do domínio do diabo, podemo-nos regozijar por termos os pecados eternamente perdoados, e ter paz em saber que nada (nem mesmo Satanás) nos pode separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Rom. 8:31-39).

- Ken Lawson

(Continua)

Um crente pode ser possuído pelo diabo? (1)
Um crente pode ser possuído pelo diabo? (2)

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário