24-SET-07 - Rex Humbard, primeiro televangelista do mundo, morre aos 88 anos de idade
Entre os milhões que assistiam aos seus cultos televisivos estava Elvis Presley.Rex Humbard, o primeiro televangelista do mundo e pioneiro em programas de TV evangélicos, morreu de causas naturais em 21 de setembro de 2007.
Ele tinha 88 anos. Humbard, mencionado pela revista U.S. News & World Report como “Um dos 25 Maiores Arquitetos do Século Americano”, é citado como o primeiro evangelista de TV dos EUA. Em 1949, Rex Humbard iniciou programas de rádio e TV a partir da filial da CBS em Indianapolis, Indiana, e o mundo reparou.
“Hoje, Rex Humbard chegou mais perto do que qualquer outro ser humano na história… de pregar o Evangelho em todo o mundo… mais do que qualquer outro evangelista, ele assumiu o desafio”, elogiou a famosa revista Time.
Em 1952, Rex Humbard transmitia programas semanais para milhões de fiéis telespectadores. As transmissões eram feitas a partir da Catedral do Amanhã, sua igreja com capacidade para 5.400 pessoas sentadas, em Akron, Ohio. O seu programa semanal foi transmitido por aproximadamente três décadas através de 360 estações nos EUA e Canadá e mais de 2.000 estações no mundo inteiro em 91 línguas.
O seu estilo simples de falar do Evangelho combinado com o melhor da música evangélica transcendia culturas e doutrinas, e teve apelo amplo entre crentes e descrentes no mundo inteiro. No auge dos seus programas, as audiências aos domingos chegavam em média a 8 milhões de telespectadores, sendo que o programa patriótico especial “Alguém o Ama” de 1976 teve 30 milhões de telespectadores. O jornal Saturday Evening Post escreveu: “Introduzir Deus nas principais esferas públicas sempre foi a meta deste pregador dedicado por mais de 60 anos. Agora, graças aos meios de comunicação eletrónicos, as suas principais esferas públicas se estendem de Ohio até o mundo inteiro”.
Um dos mais leais telespectadores de Humbard era Elvis Presley, que regularmente reunia a sua equipe de cantores, os Imperials, no seu quarto de hotel nas manhãs de domingo para assistir ao “seu pregador”. Quando Elvis morreu, o seu pai, Vernon Presley, pediu que Rex fizesse o culto de enterro.
A presença de Humbard lotava auditórios como o Sydney Opera House, o Budokan em Tóquio, o Madison Square Garden e o Carnegie Hall em Nova Iorque. Em 1979, mais de 1.2 milhões de pessoas encheram estádios de futebol do Brasil para ver Humbard pregar a mensagem do Evangelho. Numa só noite, no maior estádio do Rio, 180.000 pessoas reuniram-se para adorar e ouvir uma mensagem que transforma vidas. Ele também ministrou para centenas de milhares em cultos na África.
Rex Humbard foi pioneiro, usando a rádio e a televisão para levar sua mensagem do amor de Deus para tantos ouvintes interessados quanto possíveis. Com apenas 13 anos de idade, ele começou a participar da programação da rádio KTHS em Hot Springs Arkansas cantando músicas evangélicas e convidando os ouvintes a irem ouvir o seu pai pregar na igreja local. No começo de 1940, Humbard começou um programa diário de rádio transmitido para a nação inteira.
Os convidados musicais regulares do programa de Humbard incluíam Mahalia Jackson, Bill Gaither, Andrae Crouch, Pat e Debby Boone, Roy Rogers e Dale Evans, Johnny e June Cash, the Blackwood Brothers, the Statesmen Quartet e the Cathedrals.
Humbard era filho de pastor e membro do grupo Humbard Family Singers. Ele nasceu em 13 de Agosto de 1919 em Little Rock, Arkansas, e cresceu em Hot Springs, Arkansas.
Ele deixa a sua esposa Maude Aimee, com a qual esteve casado 65 anos, e deixa também os seus filhos Rex, Jr., Don e Charles e a sua filha Liz Darling, 3 noras, um genro, 10 netos e 11 bisnetos.
Os cultos do funeralserão realizados em Akron, Ohio, onde ele será enterrado no túmulo da família Humbard, perto da sua mãe, pai e amada irmã.