24-09-08 - Escritor incita os homens a erguerem-se pela verdadeira masculinidade

“Tem-lhes sido dito e têm sido pressionados para se tornarem em algo que eles não são,” escreve ele no seu último livro, The Kind of Man Every Man Should Be (A Espécie de Homem Que Todo o Homem Deve Ser), lançado neste mês. “E isto não tem acontecido meramente por acidente. Tem sido deliberado, e nós precisamos de compreender melhor o que tem estado a acontecer se quisermos desfazer o dano aparentemente irreparável que tem sido causado aos homens.”
“Muitos homens têm-se tornado numa imagem débil dos seus antecessores e já não se erguem vigorosamente no que toca à responsabilidade, interacção social, e autoridade parental,” declara a descrição do livro. “O resultado? Os casamentos e famílias que se estão a desmoronar.”
Apesar dos críticos poderem rotular algumas das declarações no livro de McCullough como sexistas, o escritor conservador insiste que é um “firme crente na igualdade.”
“Só para que não haja confusão, quero revelar frontalmente que sou um feminista,” reclama ele.
“O feminismo na sua forma mais verdadeira corrige esse mal,” explica ele. “Ele trabalhou para acabar com práticas de descriminação chauvinista e sexista no que era e ainda é a sociedade mais livre e aberta que este mundo já viu.”
Contudo, o que McCullough é contra, é o aniquilamento que o feminismo faz “das distinções de homem e mulher.”
“[O aniquilamento] é absurdo, ilógico, e tem corroído um dos mais importantes presentes que Deus tem dado à sociedade – a figura, o símbolo, e a presença do, absolutamente nada chauvinista, homem muito confiante e forte,” exclama ele no seu livro.
Para explicar a diferença entre “semelhança” e “igualdade”, McCullough pergunta aos leitores se aos homens deve ser dado acesso às casas de banho femininas, vestiários femininos em lojas, e chuveiros e vestiários femininos em ginásios.
“A maior parte das pessoas diria imediatamente, ‘Certamente que não,’” diz ele. “No entanto não temos observado que a maioria das pessoas diz que homens e mulheres devem ser tratados exactamente do mesmo modo? Pensando um pouco mais podemos ver que há uma enorme diferença entre homens e mulheres que estão a ser tratados do mesmo modo em vez de serem tratados iguais. E é uma diferença de enormes consequências.
Através deste novo livro, McCullough espera providenciar um poderoso recurso para os homens que querem viver de acordo com o desígnio de Deus para eles.
“Na Bíblia, Deus providencia um projecto para os homens seguirem – um projecto que os encoraja a comportarem-se com dignidade, a actuarem com clareza, e a liderarem com convicção,” declara a descrição do livro.
Depois de ter lido o livro, Tony Perkins, presidente do Family Research Council, recomendou McCullough por “desmascarar a desmasculinização que nos tem deixado com uma cultura que não compreende nem valoriza a verdadeira masculinidade.”
Mais, o escritor “não pára com a identificação do réu; ele aponta para a solução um homem de cada vez,”acrescentou Perkins num endosso publicado.
O eco milenar da Bíblia ainda se faz sentir: "... portai-vos varonilmente ..." ( 1 Cor. 16:13).