13-05-08 - Cristãos "perdidos" são a maior crise na Igreja Americana, diz escritor

Há “Cristãos que perderam experimentalmente a sua fé” mas não têm alguém para onde se voltar visto que a cultura da igreja evita a questão, disse Dave Sanford na passada quinta-feira.
Mais de 31 milhões de Americanos fazem parte deste êxodo da igreja, disse Sanford, citando um estudo do Group Barna.
“Qualquer empresa que esteja a perder 31 milhões de clientes está em vias de falência,” disse ele a uma sala cheia de jornalistas e editores Cristãos. “É a maior crise que actualmente existe entre os Cristãos nos EUA, Canadá e em algumas partes da Europa... Temos de romper o silêncio nas nossas publicações.”
No seu próximo livro, If God Disappears: 9 Faith Wreckers and What to Do About Them (Se Deus Desaparecer: 9 Destruidores da Fé e o que Fazer Com Eles), Sanford detalha nove razões que descobriu sobre a razão dos Cristãos abandonarem a fé, ao escutar as histórias dos que deixaram a igreja.
A maioria das vezes, os Cristãos abandonam a igreja devido a uma "mágoa". Ou vão-se embora deliberadamente devido a questões e dúvidas que não são respondidas ou então acham que Deus se tem ausentado ou “desaparecido,” observou Sanford.
O escritor assinalou que ele próprio também perdeu “experimentalmente” a sua fé há alguns anos atrás quando passou por uma série de adversidades, incluindo a sua filha ter sido diagnosticada com endometriosis - uma condição que afecta o útero.
“Eu senti que Deus estava a golpear-me, a golpear-me e a golpear-me,” disse ele.
Apesar de na altura Sanford estar a servir em múltiplas responsabilidades Cristãs – vice-presidente dos Ministérios de Publicação e Internet da Associação Evangelística Luis Palau e membro da Associação de Imprensa Evangélica – ele disse que a sua fé desanimou a um ponto tal que nem sequer conseguia orar antes de uma refeição.
Mas ao olhar retrospectivamente para a sua situação, Sanford disse ter tido consciência que Deus usou a crise na sua fé como forma de retrabalhar a sua teologia errada e isso fez com que a sua fé se tornasse mais enérgica do que antes.
Desde então tem aplicado a sua experiência ao seu ministério de ajudar os que perderam experimentalmente a sua fé, acompanhando-os na jornada.
Falando por experiência própria, ele crê que os Cristãos que regressam à fé podem tornar-se numa força fenomenal que reaviva as igrejas.
“Quando se regressa, regressa-se para sempre. Regressa-se com paixão”, e alcança-se os outros que abandonaram a igreja, disse ele.
Num esforço para aumentar a tomada de consciência sobre porque é que muitos abandonam a fé Cristã, Sanford apelou aos meios de comunicação Cristãos para ajudarem a colocar esta questão subestimada às igrejas.
If God Disappears tem publicação prevista no Outono.