09-05-08 - Orando por Myanmar segundo Job 36:15

O missionário pioneiro Americano
Adoniram Judson chegou a Myanmar (antiga Birmânia) em 1813. Ele tinha 24 anos de idade e Burma era um lugar hostil. Judson labutou seis anos antes de ver uma pessoa convertida. Em 1828 um antigo escravo e perigoso criminoso chamado Ko Tha Byu tornou-se na primeira pessoa de etnia Karen a receber Cristo. Pela graça de Deus, Ko Tha Byu tornou-se num poderoso evangelista. Em 1831, depois de 18 anos de ministério, Judson observou que um “espírito inquisitório” estava a espalhar-se por todo o lado. A Operação Mundial (2000) estima que Myanmar esteja agora com 8,7% de Cristãos. Os 70% da maioria Birmanesa é fortemente Budista, enquanto as minorias étnicas são predominantemente Cristãs.
Em 1962 militares de influência marxista tomaram o poder por meio de um golpe. Os missionários estrangeiros foram então expulsos e todas as escolas e hospitais privados (a maioria dos quais de missões Cristãs) foram nacionalizados. A repressão política e o isolamento agravaram-se depois de serem tomadas grandes medidas de força em 1988 e ainda mais em 2005. A junta militar não se define ideologicamente mas é um poder totalitário violento, corrupto, discriminatório e repressor. Assim o conflito tem-se perpetuado.
O grupo étnico Karen tem estado a ser vítima de um genocídio. Actualmente há 200.000 Karen em campos de refugiados junto à fronteira Thai-Burma. A maioria são Cristãos.
Dia 3 de Maio ventos de 190km/hora do Ciclone Nargis fustigaram violentamente Myanmar. O caos e o horror estão instalados com muitos mortos e desaparecidos. No dia 6 de Maio a Televisão reportou que só na cidade de Bogalay morreram 10.000 pessoas. O risco de doenças é elevado.
No entanto o
Ciclone Nargis abriu uma porta. A Junta Militar que mantinha Myanmar fechado, isolado e violentamente reprimido durante décadas emitiu agora um apelo à ajuda internacional.
Oremos para que Deus ajude o povo sofrido de Myanmar e lhe traga abertura e liberdade.
"Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão Se revela aos seus ouvidos [ou, abre os seus ouvidos através da sua adversidade]" (Job 36:15).