31-12-07 - Alguns depoimentos sobre William MacDonald

Sam Zacharia, Índia
Foi uma triste notícia para mim e a minha família saber que o meu muito querido irmão Bill foi chamado para o lar celestial. Nunca pude encontrar-me com ele na terra. Li o seu livro, O Verdadeiro Discipulado, no meio dos anos 80. Também distribuí muitas das suas cópias. Estou a usar o seu Comentário Bíblico do Crente nos meus estudos diários. Desde que li o livro O Verdadeiro Discipulado tive um enorme desejo de me encontrar com ele, se fosse aos EUA. Mas o nosso bom Deus decidiu não materializar a minha vontade na terra. Louvado seja Deus. Uno-me aos nossos queridos irmãos e parentes de Bill que sentem pesar pela sua partida (Sam Zacharia de Kerala, Sul da Índia - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..)
Noad & Sharyn Shapiro, EUA
Conhecendo “o Tio Bill” (era assim que o chamávamos) há somente 10 anos, faz-me sentir que apenas vimos a ponta do iceberg que Bill realmente era. Houve duas coisas que me impressionaram muito nele. Primeiro a sua humildade. Quando nos sentávamos com ele no seu apartamento de apenas um quarto, nunca se tinha a noção que aquele era o homem que escreveu dúzias de livros e era conhecido em todo o mundo. Segundo, a sua estima genuína pelos outros. Bill pensava sempre primeiro nos outros. Mesmo no seu leito de morte perguntou-me como estava o meu avô, por quem ele orava com regularidade. Ele mantinha correspondência com incontáveis pessoas a quem ele tratava sempre como mais importantes do que ele. Bill procurava atribuir sempre a glória ao seu Senhor. Ele estava a ser conforme a gloriosa imagem do seu Mestre. Ele podia dizer, com toda a certeza, com Paulo, “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” (1 Cor. 11:1). Que exemplo para nós seguirmos! (Noad & Sharyn Shapiro, EUA - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Clyde Edwards, Jamaica
As Lições Para a Vida Cristã e Doutrinas Básicas da Bíblia, de Bill, (reimpressas pela Escola Bíblica Emaús) moldaram significantemente a vida e filosofia Cristã de muitos jovens estudiosos da Bíblia da Jamaica. (Clyde Edwards, Jamaica - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Ken G Harding, Austrália
O meu primeiro “encontro” com William Macdonald foi quando, como jovem, li “Pensa no Teu Futuro” e “Buscai Primeiro” e posteriormente “O Verdadeiro Discipulado”. Os seus cursos Emaús foram uma grande bênção para nós e no nosso ministério usámo-los extensivamente na Índia e na Zâmbia quando estávamos na equipa de trabalho GLO. Na sua graduação cada um dos nossos jovens receberam uma cópia do “Comentário Bíblico do Crente” e prosseguimos dando uma cópia desta obra a todos os jovens na nossa assembleia que revelaram desejo de conhecer a Palavra de Deus, resultando isso em muitos comentários contínuos de bênção. Às 9.20 PM, hora Americana, (Dia seguinte na hora de Sydney) estávamos na nossa livraria em Sydney a comprar mais 3 cópias do Comentário Bíblico do Crente e o gerente disse-nos que as suas livrarias tinham vendido 6.000 na Austrália. Eu só encontrei Bill uma vez face a face, mas espero agradecer-lhe um dia pelo exemplo que ele mostrou ser de fidelidade a Deus e à Sua preciosa Palavra, exemplo que nos deixou para seguirmos em direcção à gloriosa Palavra Viva, o nosso Bendito Senhor Jesus. (Ken G Harding, Austrália - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Heather Harris, EUA
Lembro-me que quando certa ocasião andava por entre um grupo de pessoas, notei que um homem velho simpático que estava tranquilamente entre a multidão ruidosa sorriu para mim e naquele momento pude ver uma docilidade no seu olhar que só podia vir de uma alma cheia do poder e amor do Espírito Santo. Não foi surpresa para mim quando descobri que esse homem era o sr. William MacDonald! O seu sorriso falava mais do que mil palavras da alegria que estava no seu coração pelo seu Senhor. Que grande exemplo nós, como jovens, temos nele para seguir. Que os jovens da nossa geração continuem esta corrida com a fé e amor que o sr. MacDonald tinha, e que possamos tomar dele o facho e continuar a sua obra de pregação do Evangelho com a mesma diligência e fé até ao fim dos nossos dias aqui. Agradecemos-Te, Senhor, por nos ter dado para seguir este homem de fé e exemplo de uma vida cheia de verdadeira alegria e simples confiança em Ti. (Heather Harris, EUA - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Günter and Helga Neumayer, Áustria
Não há palavras que descrevam a influência que o irmão Bill tem (não teve!) nas nossas vidas através dos seus livros, e mais ainda através da sua vida e carácter piedosos. Ainda me lembro do seu conselho para manter os meus sermões simples e compreensíveis, para aprofundar as minhas raízes em Deus, para vencer o desânimo, uma vez que ele não conhecia uma única pessoa desanimada, que Deus pudesse usar. É (não foi!) um grande privilégio para nós, termos podido passar tempo juntos do irmão Bill no DITP-classe 89/90 e posteriormente, quando ele visitou a Áustria. Voltar-nos-emos a ver ... (Günter and Helga Neumayer, Áustria - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Carlos Oliveira, Portugal
O saudoso irmão Viriato Dias Sobral conheceu pessoalmente William MacDonald, e falou-me sempre dele como um exemplo a seguir. Tive oportunidade de pessoalmente comprovar a veracidade dos depoimentos dos que testemunham a bênção dos seus escritos. Fui e sou muito abençoado por eles. Prova disso são as muitas traduções que tenho feito dos mesmos e que tenho usado em retiros, acampamentos e aqui no site. Um dia adquiri o seu abençoado Comentário Bíblico do Crente e emprestei-o a um indiano que andava a evangelizar. Quando o pedi de volta o indiano disse-me que o perdera. Entretanto Peter Daily (penso ser este o seu nome correcto), que nos visitou numa conferência missionária, ao saber da minha perda ofereceu-me uma cópia sua que detenho com muita alegria. Conheci Peter Daily em 1980 na igreja em Stª Catarina, Lisboa, quando veio para Portugal aprender a língua Portuguesa a fim de ser missionário. Suponho que é Canadiano, e logo nessa altura apercebi-me como William MacDonald o marcou profundamente, nas conversas que então tivemos. Peter falou-me dele como sendo discipulador, um grande Mestre, pai, grande amigo. (Carlos Oliveira, Portugal - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Leia aqui mais sobre William Macdonald e a sua partida para o Senhor.