31-12-07 - Movimento de Reavivamento Assírio na Turquia
Por Dan Wooding
Fundador dos ASSIST Ministries
"…cremos que o futuro aqui será melhor."
(Istambul, Turquia)—"Num canto da turquia do Séc. XXI, uma congregação ainda adora na língua de Cristo. No culto de um Domingo de manhã cedo, os cânticos em Aramaico enchem o ar.
"Os homens oram de pé, com as palmas das suas mãos abertas para o céu. A maioria das mulheres está por detrás de uma grade de ripas de madeira cruzadas, tendo as suas cabeças cobertas com lenços (véus). Estas pessoas são Assírias e a região que elas conhecem como Tur Abdin foi outrora centro da sua antiga igreja Cristã." Assim escreveu Sarah Rainsford numa reportagem para a BBC News.
Ela disse que na viragem do último século estimou-se que 200.000 Assírios ainda viveriam aqui. Hoje restam menos de 3.000. Mas recentemente, têm havido sinais de um possível reavivamento.
Ela prosseguiu: "Há duas décadas os Assírios foram apanhados no conflito Curdo. Não querendo tomar o partido dos rebeldes ou das tropas Turcas, Aziz, os seus vizinhos e milhares fugiram para a Europa. As suas casas abandonadas estão em ruínas."
"É difícil de expressar os nossos sentimentos quando chegámos da Europa e vimos o que aconteceu", diz a mulher de Aziz, Semso, em frente das ruínas da casa em que se casou.
"Este foi o último êxodo Assírio da região. Muitos fugiram à opressão nacionalista antes ou foram na busca de oportunidades económicas." Mas Rainsford disse que agora Aziz e 10 outras famílias regressaram.
"Era nosso sonho voltar à terra dos nossos ancestrais. Tínhamos muito conforto na Europa, mas faltava-nos sempre algo", diz Aziz. "Também queremos provar aos outros Assírios que é possível coltarem e fixarem-se aqui."…
Os Assírios dizem que as conversaçãoes para a entrada da Turquia na União Europeia também os convenceu a voltar, disse Rainsford. "Vivemos aqui com muitas dificuldades mas a Turquia agora está mais preocupada com os direitos humanos — é mais democrática," crê Yakup Demir.
"Foi por isso que voltámos, porque cremos que o futuro aqui será melhor."
Os Assírios que falam Aramaico afirmam ser uma das primeiras comunidades cristãs do mundo, datando do tempo dos apóstolos.
A igreja Assíria, também denominada ‘Nestoriana’, nasceu na região da Pérsia (atual Irão) na época apostólica. Em 424, os Cristãos Assírios proclamam a sua autonomia dos ‘Patriarcas Ocidentais’.