27-12-07 - Estudo sobre Lua - Pesquisadores sugerem que satélite é 'mais novo' do que se imaginava
Ciência
Satélite natural da Terra único, a Lua formou-se entre os primeiros 50 e 150 milhões de anos do Sistema Solar, sugere uma pesquisa realizada por cientistas da Confederate Technical High School de Zurique, na Suíça. A revelação, que aparece na mais recente edição da revista "Nature", baseia-se no estudo de isótopos de tungsténio encontrados em metais lunares, mais confiáveis do que as rochas do satélite geralmente usadas em pesquisas. Até agora, acreditava-se que a Lua havia-se solidificado nos primeiros 60 milhões de anos do Sistema Solar.
De acordo com o trabalho, o Sistema Solar ter-se-ia formado há cerca de 4,5 bilhões de anos, a partir de uma nuvem de gás e poeira cósmica que deu origem ao Sol, estrela em torno da qual giram os seus planetas.
A teoria mais aceite até hoje sobre a origem da Lua é a de que o satélite teria surgido depois que um objecto do tamanho do planeta Marte ter chocado com o planeta Terra, ainda em fase de formação. Com o impacto, uma massa de fragmentos derretidos ter-se-á soltado, acabando “presa” à órbita gravitacional da Terra.
Segundo os especialistas, os resultados da pesquisa mostram que a Lua é composta principalmente de material procedente da Terra, e que ambos os corpos celestes equilibraram-se depois do enorme impacto, mas o oceano de magma lunar só se solidificou a partir dos 50 milhões de anos.
Lição
A presença do homem na terra, após a queda, tem cerca de 6.000 anos. Quando lemos e ouvimos mentes incrédulas referirem-se a milhões, ou largas centenas de milhar, de anos de existência de ossadas humanas, encontradas em fósseis, lembremo-nos de notícias como esta. Não demorará muito em que leremos algo como, "Pesquisadores sugerem que homem é 'mais novo' do que se imaginava".
A Bíblia sempre teve razão. Seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso.