26-12-07 - Veterano da 2ª Guerra Mundial faz oferta anónima
EXTON, Pa. - Um veterano do Exército dos EUA que há décadas, durante a 2ª Guerra Mundial, recebeu um Café e Donuts do Exército de Salvação, ofertou um cheque de $10.000 (Dólares) a um atónito sineiro (tocador de sinos).
"Os $10.000 são para ajudar a pagar o café e donuts que recebi," disse ele numa nota manuscrita e assinada, "P.F.C." Parece-me justo que depois de mais de 40 anos, tendo em conta a inflação e tudo."
O homem deu o cheque a um voluntário no Centro Comercial Exton na passada Sexta-feira, disse o Capt. Gerald Morgan, porta-voz do Exército de Salvação de Greater Philadelphia.
O homem não se esqueceu do café e donuts que lhe deram quando servia na 2ª Guerra Mundial e quis devolver a bondade, disse Morgan. O seu nome estava no cheque e trata-se de uma pessoa que tem dado grandes somas de ofertas no passado, mas ele pediu ao Exército de Salvação que não o identificasse.
O Exército de Salvação foi fundado em 1865, quando William Booth foi chamado por Deus para declarar guerra à pobreza, à miséria e ao pecado num dos bairros mais infames do leste de Londres.
Inicialmente tinha o nome de Missão Cristã, mas pouco a pouco começou a ter um cariz militar e em finais de 1878 passou a ter a designação de Exército de Salvação. Desde então o trabalho tem crescido grandemente e hoje está espalhado por todo o mundo. Um dos lemas do Exército de Salvação é ‘Sopa, Sabão e Salvação’.
O Exército de Salvação tem plena convicção de que a mudança das circunstâncias ou do ambiente, das condições sociais, políticas ou económicas, não pode, por si só, mudar a natureza humana. Crê que a grande transformação tem de ocorrer dentro da própria pessoa, já que os defeitos provenientes do seu carácter e conduta são a principal causa da infelicidade humana. Só Deus pode transformar completamente uma vida. O Exército de Salvação vê esse milagre ser operado pela acção divina na vida humana e a sua dinâmica está na realidade desse poder.
Segundo a própria instituição, o Exército está a serviço de Deus, isso porque é uma instituição evangélica.
Seu lema é:
- Enquanto mulheres chorarem... eu lutarei;
- Enquanto crianças passarem fome... eu lutarei;
- Enquanto homens passarem pelas prisões... eu lutarei;
- Enquanto restar uma alma que esteja nas trevas, sem a luz de Deus,
- eu lutarei.
- Eu lutarei até o fim!
William Booth ganhou muitas almas, como exímio evangelista que era, pregando o Evangelho da graça de Deus.