05-01-12 - Seguidores da “Ordem de Jedi” espalham-se pela Europa		
	
	
	
			
	
		 A República Checa considerou no último censo que a Ordem de Jedi é uma opção religiosa válida.
     A República Checa considerou no último censo que a Ordem de Jedi é uma opção religiosa válida.
	
		A República Checa divulgou os números do Censo mais recente do país. Oficialmente, o catolicismo é a religião mais popular da República Tcheca. Contudo, alguns dados chamaram atenção.
 
	 
	
		 
		        A opção “moravianos”, antiga tradição do grupo baptista/menonita, embora julgada extinta por muitos, dobrou o seu número de aderentes. Em 2001, eram 380.474, ou 3.8% dos moradores. Já em 2011, o total quase dobrou, chegando a 522.474 pessoas, ou 6.7% da população.
	
		     O mais surpreendente, porém, indicando ter mais de 15 mil pessoas pertencentes á “Ordem de Jedi”, sistema de fé não organizado que acredita na “força” que comanda o universo e ficou famoso pela saga cinematográfica “Star Wars”.
	
		 
	
		     Segundo o site CzechPosition, a maioria dos seus seguidores está na capital,Praga. O site oficial do censo afirma que “um número considerável de pessoas adere aos valores ensinados pelos Cavaleiros Jedi”.
	
		 
	
		     O porta-voz da empresa que fez a pesquisa explicou que a opção foi incluída nas entrevistas apesar da sua seriedade ser discutida. “Não cabe aos estatísticos dizer o que é e o que não é religião”, afirma.
	
		 
	
		     Não é a primeira vez que essa religião fictícia aparece em censos oficiais. Em 2001, milhares de moradores do Canadá afirmaram seguir a “Ordem de Jedi” como religião. No mesmo ano, 53 mil moradores da Nova Zelândia disseram o mesmo.
	
		 
	
		     Em alguns países, marcar a opção Jedi era uma forma de protesto dos ateus. A British Humanist Association [Associação Humanista da Grã-Bretanha] lançou no final de 2010 uma campanha para tentar dissuadir pessoas a se declararem jedis, no site 
YourenotaJedi.com.
		 
	
		     Eles insistiam para que os ateus não se declarassem jedis, mas assumissem seu ateísmo. Os números mostram que muitos ainda optam por insistir na brincadeira, uma vez que os jedis não são uma forma de religião organizada, pelo menos por enquanto.