O que significa a Bíblia quando diz para estarmos contentes com muito ou pouco?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Tive muitos fracassos na vida e agi como um tolo. Mas o Senhor salvou-me e, com a Sua ajuda, estou a reconstruir a minha vida. Quero aprender com estas coisas para me tornar mais sábio. O que quer dizer a Bíblia quando fala em estarmos contentes com muito ou com pouco? Não quero viver uma vida sem propósito. – C.S.
Resposta: Não há nada que comprove mais a inspiração das Escrituras do que o registo fiel e verdadeiro dos homens e dos seus fracassos. Esses registos servem de advertência e instrução para nós.
Quando o fracasso chega, é útil fazer algumas perguntas: Poderia ter feito algo para evitar isto? Seriam as minhas esperanças ou sonhos irrealistas? As minhas motivações estavam erradas? Há algum pecado que preciso de confessar ou um novo caminho que Deus quer que eu siga? O que posso aprender com esta experiência — mesmo que fosse inevitável? O que está Deus a tentar ensinar-me?
A Bíblia diz: “O caminho do tolo é recto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” (Provérbios 12:15). Por vezes, Deus usa as desilusões da vida para nos aproximar d’Ele ou para nos ensinar paciência e confiança. Também pode usá-las para nos redirecionar para a Sua vontade.
Para o Cristão, quando Deus fecha uma porta, muitas vezes abre outra — se O buscarmos. O apóstolo Paulo disse: “… já aprendi a contentar-me com o que tenho.” (Filipenses 4:11). Ele escreveu estas palavras na prisão, sem saber o que o esperava. Contudo, podia dizê-lo porque aprendera a ver as desilusões e os fracassos na perspetiva de Deus e a confiar-Lhe o futuro: “Guia-me na Tua verdade e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.” (Salmo 25:4).
- Billy Graham



