A dúvida é inimiga da imaginação
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé; não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Tiago 1:5-7
A dúvida é inimiga da imaginação.
Quando eras criança, tinhas uma grande imaginação. Mas quanto mais envelheces, mais a tua imaginação enferruja. Deixas de imaginar como as coisas poderiam ser e simplesmente começas a viver como elas são. Ficas preso no status quo, que em latim significa “a desordem em que estamos”.
A dúvida e o medo neutralizam o que Deus quer fazer na tua vida. É preciso coragem para imaginar. Sabes porque a maioria das pessoas não imagina? Porque têm medo do fracasso.
Cada grande coisa que fizemos na Igreja onde nos reunimos, eu estava a morrer de medo de a fazer. Mas eu simplesmente disse que a faríamos isso de qualquer maneira. Porquê? Porque não vou deixar o medo dominar minha vida. Então sigo em frente, tremendo.
Coragem é quando fazes a coisa certa quando estás com medo. Às vezes é fazer o que mais temes! Tu podes te interrogar: “Devo esperar até que todas as minhas dúvidas desapareçam?” Mas tens que agir contra os teus medos. Tens que ignorar toda a insegurança que estás a sentir e seguir em frente.
Tiago 1:5-7 diz: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé; não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.”
A tua imaginação será governada pelo medo ou pela fé. Isso é escolha tua. Se deixares a tua imaginação ser governada pelo medo, ficarás assustado, stressado e preocupado o tempo todo. Quando permites que o medo controle a tua imaginação, vives uma vida miserável.
Em vez disso, decide que não permitirás que o medo domine. Deixa a tua fé dominar. Crê em Deus. Então poderás avançar com fé e permitir que a tua imaginação seja preenchida com todo o tipo de possibilidades — porque todas as coisas são possíveis para Deus.
REFLEXÃO
- Qual é a grande coisa que acreditas que Deus quer fazer na tua vida, mas deixaste que a dúvida te impedisse de a perseguir?
- Tens medo de realmente abrir a tua mente e a tua vida para todas as possibilidades de Deus? Porquê, ou porque não?
- Quando pedes algo a Deus em oração, porque Ele quer que creias com fé que Ele responda?
- R. W.



