• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais

22-01-2022 - Livro que expõe a existência de Deus através da ciência torna-se best-seller

Michel-Yves Bollore apresenta livro de sua coautoria: “Deus, a ciência e as provas”. (Print de tela YouTube)
Michel-Yves Bollore apresenta livro de sua coautoria: “Deus, a ciência e as provas”. (Print de tela YouTube)

     “Deus, a ciência e as provas: o alvorecer de uma revolução” tenta mostrar a existência de Deus a partir do estado atual da ciência e, em particular, da observação do Universo.

     Lançado no final de 2021, o livro “Dieu, la science, les preuves” (“Deus, a ciência e as provas”), escrito pelos franceses Michel-Yves Bollore e Olivier Bonnassies, pretende responder uma pergunta milenar que aparentemente se tem oposto à ciência e à fé: existe um Deus criador?

     A obra, de 600 páginas e que acaba de bater 100 mil exemplares vendidos, quer mostrar aos cientistas céticos que a ciência pode provar que Deus existe.

     Ciência, novo aliado de Deus? Por quase quatro séculos, as descobertas científicas deram a impressão de que era possível explicar o Universo sem a necessidade de um Deus criador. Inesperadamente, as descobertas científicas do século 20 abalaram essas certezas. Numa linguagem acessível a todos, este livro refaz a história desses avanços de forma fascinante e oferece uma visão rigorosa das novas provas da existência de Deus. No alvorecer do século 21, seria possível acreditar num Deus criador? Um convite à reflexão e ao debate.

     Três meses após o seu lançamento, o livro já vendeu mais de 100.000 exemplares. 

     A questão de Deus e da ciência sempre foi debatida: existe um deus criador? A ciência evoluiu consideravelmente nos últimos 100 anos. Quais são as lições a serem aprendidas com as últimas descobertas modernas e como elas impactam o assunto? No seu livro "Deus, ciência e as provas: o alvorecer de uma revolução", Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies realizaram uma investigação de mais de três anos com base no testemunho dos maiores cientistas do planeta e da história que nos ajudam a esclarecer esta questão essencial. Um livro que lhe permite ter em mãos todos os elementos para decidir no que quer acreditar, em total liberdade e de forma informada.

     Coautores do livro “Deus, a ciência, as provas”, Olivier Bonnassies e Michel-Yves Bolloré são apaixonados pela ciência. Eles passaram três anos a documentar-se com pesquisadores e cientistas para lhe oferecer uma coleção de evidências da existência de um Deus criador.

    Michel-Yves Bolloré é engenheiro informático, mestre em ciências e doutorado em administração de empresas pela Universidade Paris Dauphine. De 1981 a 1990, participou com o irmão na gestão do grupo Bolloré, o qual dirigiu o ramo industrial. Michel-Yves Bolloré é irmão de Vincent Bolloré, um dos mais poderosos industriais franceses. Em 1990, fundou o seu próprio grupo France-Essor, cuja atividade se concentra principalmente na indústria mecânica. Olivier Bonnassies é ex-aluno da École Polytechnique (X86), graduado pelo HEC start-up Institute e pelo Catholic Institute of Paris (licenciatura em teologia). Como empresário, criou várias empresas. Não crente até aos 20 anos, é autor de cerca de vinte livros e vídeos e alguns programas, roteiros, artigos, boletins e sites sobre assuntos muitas vezes ligados à racionalidade da fé.

     Em várias ocasiões, o engenheiro insiste na neutralidade de sua abordagem, afirmando fazer uma simples observação do conhecimento científico, distinta dos seus compromissos espirituais.

     Resultado de um trabalho rigoroso de mais de três anos, este livro, dividido em 24 capítulos independentes, baseia-se nos avanços científicos mais recentes. “Tudo o que explicamos do ponto de vista da ciência, os especialistas já sabiam, mas cada um na sua área. Queríamos escrever um livro-resumo para o grande público, que mostrasse que tudo converge”, resume o politécnico e empresário Olivier Bonnassies.

     O trabalho visa explicar “de forma acessível” como as descobertas astronómicas do século 20 voltaram a evidenciar a existência de uma inteligência suprema, que tudo orquestrava.

     Por quase quatro séculos, com o surgimento de Galileu, depois Newton e Darwin, “a ciência demonstrou que não era necessário um Criador para explicar o Universo. A ponto de o materialismo triunfar no início do século XX”.

     Mas agora a sociedade vive um grande movimento “pendular”, com a descoberta do Big Bang, a expansão do Universo, sua morte térmica… Teorias que, segundo Michel-Yves Bolloré, questionam a tese de um Universo imutável, uma vez que “tem um começo e um fim”.

 

Um Criador

     Os autores concluem, portanto, a existência de um “Criador Supremo” que deu o primeiro impulso.

     “É a noção de prova que causa controvérsia”, admite Thierry Magnin, físico e padre.

     “Temos o direito de pensar que existe um ‘grande relojoeiro’, mas não temos o direito de dizer que isso é em si uma ‘prova'”, disse à AFP. “Articular ciência e religião não é o mesmo que confundi-las.”

     Descrente em sua juventude, Olivier Bonnassies encontra no livro “Is there any truth?” (Existe alguma verdade?), do filósofo Jean Daujat, uma primeira resposta às suas perguntas. O livro expõe as razões racionais para acreditar em Deus: “Quanto mais eu perguntava, mais eu encontrava motivos sérios para acreditar”, explica o fundador do site de notícias cristãs Aleteia e do Centro Internacional Marie de Nazareth, em Israel.

     Em 2013 ele lançou a primeira pedra do que se tornaria o livro que já bateu 100 mil cópias vendidas. Convidado pelo professor de filosofia de um de seus filhos a apresentar as razões para crer, extrai dele um vídeo, “Demonstrações da existência de Deus e razões cristãs para crer”, com sucesso imediato no YouTube, e que acumula hoje 1,5 milhões de visualizações.

 

20 especialistas, mais de 200 citações

     Os coautores contam como as descobertas científicas, que há muito contrariam a fé, podem agora tomar partido da existência de Deus em muitos campos do conhecimento. Assim, a questão da origem do Universo, ou da passagem do inerte ao vivo, da imensa complexidade do código genético e do ajuste biológico extremamente fino necessário para a criação de proteínas, ribossomos e aminoácidos, se improvável que não possam ser devido ao acaso.

     E os autores citam o geneticista francês Daniel Cohen – a quem devemos o primeiro mapa genético humano – passado de ateu a agnóstico diante de “programa escrito em linguagem extraordinariamente sofisticada”. Esse é o genoma.

     Einstein, Friedmann, Lemaître, Planck, Gödel, Penrose, Vilenkin, Hawking, Prigogine, Crick, Watson... Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies reforçam seu ponto de vista com mais de 200 citações de estudiosos contemporâneos. Cerca de vinte cientistas contribuíram com suas exposições e conselhos para a redação deste livro.

     “Também fomos relidos por grandes cientistas, membros da Academia de Ciências, pesquisadores do CNRS”, indica Olivier Bonnassies. O Prémio Nobel de Física de 1978 Robert Wilson, que descobriu, com Arno Penzias, o fundo difuso cósmico, assina o prefácio do livro: “Este livro oferece uma perspetiva particularmente interessante sobre ciência, cosmologia e suas implicações filosóficas ou religiosas”.

 

Um documentário em preparação

     Este trabalho científico popular também dedica vários capítulos a provas “não científicas” da existência de Deus, navegando da Bíblia para milagres inexplicáveis, incluindo a pessoa de Jesus ou o destino do povo judeu.

     E é apenas um primeiro passo de trabalho para os seus dois autores, que já assinaram a realização de um documentário sobre a questão da existência de Deus.

Em suma

     Quem nunca olhou para o céu à noite, levantando uma série de perguntas? Estamos sozinhos no meio dessa imensidão? O nosso Universo tem um fim e, sobretudo, como tudo isso pode ter sido criado? Com base, entre outras coisas, na termodinâmica, na relatividade geral, na física quântica, mas também no estudo do Big Bang, na biologia e no ajuste fino do Universo, Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies rompem a fronteira entre ciência e fé e gostariam de lançar um "Grande debate público" baseado neste seu último trabalho “Deus, a ciência e as provas”: a partir de agora, a existência de um Deus criador do Universo é realmente a opção mais racional do ponto de vista científico?

     Para os dois autores, as descobertas científicas do século XX e das duas últimas décadas, longe de distanciar a ideia de Deus, permitem hoje, pelo contrário, afirmar que o Universo tem um começo absoluto, como a termodinâmica tende a provar, concomitantemente com as leis da física e da biologia. Estes dois elementos, confirmados de várias maneiras pela ciência, parecem levar naturalmente a considerar que o universo foi criado por uma entidade criativa inteligente.

- in New.IN-24, CNEWS.FR, Lexpress.fr

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

 

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário