Resolvendo a Segurança Eterna dispensacionalmente
Ambos os lados do debate sobre a “segurança eterna” reivindicam apoio bíblico para a sua posição.
Em alguns textos, as Escrituras ensinam a salvação dependente de obra futura ou perseverança. Esta é a posição “podes perder a tua salvação”.
Em outros textos, as Escrituras ensinam a salvação completa e garantida na obra já realizada. Esta é a posição “uma vez salvo, salvo para sempre”.
Ambas as posições afirmam que a Bíblia ensina a mesma coisa do começo ao fim e que as passagens que se contradizem são distorcidas pelo outro lado.
Este tipo de conflito sobre aparentes contradições bíblicas é onde o estudo dispensacional da Bíblia pode realmente brilhar.
As passagens de apoio para ambos os lados podem permanecer tal como foram escritas, apoiando a reivindicação de segurança condicional em algumas delas e segurança eterna em outras delas.
A disparidade resolve-se pelo reconhecimento de que a Bíblia não ensina sempre a mesma coisa. Houve mudanças na forma como Deus Se relaciona com a humanidade.
Qualquer pessoa num relacionamento de aliança com Deus pode perder a sua posição nessa aliança até ao momento em que essa aliança se cumpra. A salvação prometida depende de Cristo cumprir a Sua aliança no seu futuro retorno como Rei da nação.
Este é o relacionamento que Deus estabeleceu com Israel e o seu reino terreno. A salvação é assegurada pelos seus concertos, que ainda são condicionais. As partes das Escrituras que ensinam segurança condicional são encontradas esmagadoramente em descrições sobre o reino de Israel.
Qualquer pessoa em Cristo, de acordo com a comunhão do mistério na dispensação da graça de Deus, não pode perder a sua posição em Cristo. A sua salvação está completa e é assegurada pela obra de Cristo já realizada pela cruz e pela sua posição atual no céu como Cabeça do Corpo. A salvação não depende da nossa resistência, nem do Seu retorno.
Este é o relacionamento que Deus estabeleceu hoje com o Corpo de Cristo e a sua posição nos lugares celestiais. A salvação é garantida ao Corpo de Cristo, que é criado completo em Cristo. As Escrituras mais claras que ensinam a segurança eterna encontram-se esmagadoramente nos escritos paulinos que descrevem a igreja hoje.
As Escrituras permanecem intactas quando separamos corretamente Israel do Corpo de Cristo.
- Justin Johnson