Fidelidade ao Evangelho da graça
“O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recriou e não se envergonhou das minhas cadeias.” (2 Timóteo 1:16)
Num versículo anterior a este, Paulo desafiou Timóteo: (v. 8). Seguindo este desafio, Paulo indicou os que na Ásia Menor se tinham envergonhado de Paulo, o prisioneiro do Senhor: (v. 15) Depois de lembrar a Timóteo esse quadro sombrio de infidelidade, Paulo apresentou um exemplo brilhante de lealdade e uma exceção para os da Ásia: Onesíforo, um homem que “não se envergonhou” de Paulo nem das suas cadeias.
Onesíforo é um modelo importante para a Igreja. Muitos têm vergonha de Paulo hoje. Não querem associar-se a ele ou à mensagem que Cristo lhe confiou. Alguns optam por seguir a doutrina predominante da sua denominação e seguir Pedro em vez de Paulo. Contudo, Onesíforo é um encorajamento para seguirmos o seu exemplo de coragem e determinação de permanecer ao lado do apóstolo Paulo. Esta é a vontade de Deus.
“… vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou.” (2 Timóteo 1:17)
Onesíforo decidiu encontrar Paulo em Roma. Naquele tempo, em Roma, os crentes estavam a ser falsamente acusados, julgados e torturados até à morte, mas, sem pensar em si e sem se envergonhar de Paulo, Onesíforo arriscou a sua vida, procurando Paulo com muito cuidado nas celas, até o encontrar.
Aqueles na Ásia que se afastaram de Paulo exemplificaram as qualidades contra as quais Paulo alertou Timóteo: medo e vergonha. Em contraste, Onesíforo demonstrou as características que Paulo recomendou a Timóteo e ao Corpo de Cristo: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (v. 7).
"O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor...” (2Tm 1:18).
Paulo, como prisioneiro no corredor da morte, não podia retribuir ao amigo toda a sua graciosa ajuda. Mas o Senhor podia. E por causa da misericórdia que Onesíforo lhe mostrou, Paulo pediu que o Senhor mostrasse misericórdia a Onesíforo e o recompensasse “naquele dia”, no dia do Tribunal de Cristo (2 Cor. 5:10). Onesíforo é um lembrete de que, naquele dia, haverá recompensa devida pela fidelidade e pela posição sem vergonha da mensagem de graça que Cristo confiou ao apóstolo Paulo.
por Kevin Sadler