05-11-11 - Bíblia Glow é escolhida como o melhor aplicativo do ano

Votação de jornal americano reconhece a qualidade desta versão electrónica da Bíblia.
O aplicativo do software “Bíblia Glow” foi escolhido pelo jornal USA Today como o número um na lista dos melhores aplicativos do ano. O jornal considerou a Glow como “um dos aplicativos de livros mais impressionantes disponíveis”, vencendo outros aplicativos populares como “Diário de David” de David Sedaris e “1000 lugares para conhecer antes de morrer” de Patrícia Schultz.
A Glow basicamente apresenta diferentes imagens, artigos e elementos multimédia que estão directamente ligados a versículos bíblicos, mostrando o contexto daquelas histórias da Bíblia ou períodos históricos.
Ele torna a Bíblia mais relevante e atraente para os utilizadores, oferecendo vídeos e imagens de alta resolução, mapas, uma visita virtual de 360 °, planos de leitura personalizada da Bíblia, e uma interface para navegação rápida e fácil seja em Macs, PCs, iPhones ou iPads.
A sua biblioteca multimédia tem mais de 700 imagens de arte sacra, 2300 fotos coloridas e 500 excursões virtuais de lugares bíblicos, 140 mapas interativos. O aplicativo custa 50 dólares, mas há uma versão gratuita, a “Glow Lite”, que inclui as traduções King James e a Nova Versão Internacional, além de alguns artigos e mapas.
O aplicativo foi uma iniciativa de Nelson Saba, director executivo da Immersion Digital, empresa criadora da Glow. Tendo criado anteriormente uma enciclopédia bíblica interactiva, a Ilúmina, Saba estava familiarizado com plataformas interactivas que podiam ensinar as Escrituras de forma criativa. Ele juntou-se a Phil Chen para juntos lançarem a Glow em 2009.
“Já são duas as gerações que nasceram num mundo digital e buscam a média digital antes de qualquer outra”, disse Saba no seu site. “Sentimos que esse foi o momento certo para criar uma Bíblia digital projectada para essa geração que servisse como uma alternativa ao papel, porque eles não usam mais as Bíblias tradicionais. O nosso objectivo não era apenas a digitalização da Bíblia. Criámos um produto com diferentes funcionalidades que vão ajudar a tornar a Bíblia mais relevante e atraente a essa geração”, acrescentou.
O outro “pai” da Glow, Phil Chen é pastor, natural da Coreia do Sul e já havia criado o Handstand, um serviço de conteúdo para jornais e revistas. Ele diz que se inspirou depois de ouvir um discurso de Billy Graham.
Billy Graham disse que a tecnologia mais recente, o design, e a ciência não poderiam resolver o que Cristo veio para resolver.
Chen explica que o seu objectivo é divulgar a Palavra de Deus. “Acho que todas as empresas de tecnologia e os meios de comunicação dos Cristãos podem contribuir com a missão de Cristo, divulgar o que Ele fez pela humanidade. A Glow é um novo meio para um novo século”, disse ele.
A Glow foi escolhida no ano passado como a Bíblia do Ano pela Associação de Editoras Evangélicas dos Estados Unidos e já recebeu muitos elogios e apoio de autores e pastores famosos.
Veja agora algumas funções da Bíblia Glow: