23-10-11 - Pesquisa: pastores dizem que a identificação com uma denominação se tornará menos vital

Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Research LifeWay a mais de 900 pastores protestantes americanos. A pesquisa, realizada em Março de 2010, excluíu os pastores de igrejas não-denominacionais.
Em resposta à declaração: "Pessoalmente, considero vital para mim ser parte de uma denominação," três quartos dos pastores (76 por cento) concordam. Isso inclui 57 por cento que concordam plenamente e 19 por cento que concordam parcialmente. Dez por cento discordam um pouco e 14 por cento discordam fortemente, enquanto 1 por cento não sabe.
Da mesma forma, três quartos (77 por cento) dos pastores concordam com a afirmação: "A nossa congregação considera vital que a nossa congregação seja parte de uma denominação." Cinquenta por cento concordam, 27 por cento concordam parcialmente, 9 por cento discordam um pouco e 14 por cento discordo totalmente. Dois por cento não sabe.
Apesar das convicções de identidade, no entanto, quase dois terços dos pastores (62 por cento) crêem que a importância da identificação com uma denominação diminuirá ao longo da próxima década.
Participantes da pesquisa foram indagados sobre se crêem que a importância de ser identificado com uma denominação irá diminuir ao longo dos próximos 10 anos. Vinte e oito por cento dos pastores concordam e 34 por cento concordam parcialmente. Quinze por cento discordam um pouco, e 18 por cento discordam vigorosamente. Cinco por cento não sabe.
"Muitos falam sobre o declínio das denominações hoje, levando-nos a perguntar aos pastores de igrejas que pertencem a denominações protestantes, se eles consideram a sua filiação vital", disse Ed Stetzer, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento no ministério LifeWay Christian Resources. "Muitos ficarão surpreendidos com o quão forte a sua resposta foi a favor da ligação denominacional, mas também intrigados com o facto da sua visão sobre o futuro ser muito menos optimista."
Nota: as denominações não têm qualquer suporte na Bíblia; mais, são contra o ensino da Bíblia, que diz, "... ainda sois carnais: pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolos: porventura não sois carnais?" (1 Cor. 3:3,4).