26-03-11 - Sabia que desportos como o basquetebol, voleibol e futsal foram criados por crentes?

Com o fim de ensinar aos jovens princípios Cristãos, estudos bíblicos e uma vida saudável, a ACM disponibilizava bibliotecas, salas de leituras, aulas de línguas estrangeiras, aulas sobre a Bíblia e educação desportiva. Teve papel de auxílio durante guerras e crises em diversos países, inclusive Portugal.
Quatro anos depois da criação do basquetebol, em 1895, outro desporto foi criado numa ACM : o voleibol. O director do departamento de educação física da ACM de Holyoke (Estados Unidos) criou um novo desporto com o objectivo de minimizar o contacto físico entre adversários e, por conseguinte, lesões – os desportistas poderiam ter uma actividade de recreação com menos riscos. Em 1964, o voleibol tornou-se num desporto olímpico.
O futsal (futebol de salão), contudo, tem uma controvérsia sobre quando foi criado. Mas as duas possibilidades envolvem a ACM. Na primeira hipótese, o futsal teria sido criado na ACM de São Paulo, Brasil, em 1940 pelos seus jovens frequentadores que, ao não encontrar campos para jogar, iniciaram a prática do futebol em ringues de basquetebol e hóquei. A segunda hipótese diz que o futsal foi criado na ACM de Montevideu (Uruguai) pelo professor Juan Carlos Ceriani em 1931.
PORTUGAL
O movimento da ACM surge em Portugal, primeiro no Porto em 1894, depois em Lisboa em 1898 e, finalmente, em Coimbra a 20 de Junho de 1918. Esta ultima, surgiu primeiramente como Associação Cristã de Estudantes dando, mais tarde, lugar à actual Associação Cristã da Mocidade.
O saudoso irmão, já na glória,um dos autores daGrande Enciclopédia Portuguesa Brasileira, Eduardo Moreira, foi secretário geral da Acção Cristã da Mocidade (ACM) no Porto, onde as actividades eram enormes. Antes do Padre Américo ter principiado a obra do Gaiato, Eduardo Moreira iniciou uma obra do género, ocupando as crianças com ginástica, instrução e refeições diárias. Ali funda a Revista Triângulo Vermelho, complemento da Cruz Vermelha. Enquanto esta, na sua origem, cuidava dos corpos dos soldados feridos no campo da batalha, aquela tinha em mira o aspecto espiritual.
Várias campanhas evangelísticas foram levadas a cabo, ao longo dos anos, na ACM - Porto.