19-10-10 - Fidel Castro recorre a série bíblica

O comandante revolucionário e ex-presidente de Cuba, Fidel Castro (foto ao lado), inteirou-se da história do povo judeu através de uma colecção bíblica chamada “Uma introdução à Bíblia”, traduzida para o espanhol.
Por ocasião da visita de dois judeus à comunidade israelita a Cuba, Fidel solicitou ao director do Centro Memorial Martin Luther King, o pastor Raul Soares, seu amigo pessoal e deputado da Assembleia Popular, uma bibliografia para melhor conhecer a história do povo judeu.
Fidel recebeu os dois primeiros livros às sete da noite “e na manhã seguinte já telefonava com 15 perguntas sobre o que havia lido”, relatou uma das coordenadoras do Centro Martin Luther, Kirena Criado.
Para Ildo, Fidel não é um ateu, mas um líder que está empenhado em transformação e que acredita na vida.
“Ele é um ateu de acordo com a forma como igrejas apresentam a imagem de Deus, que legitimam o sistema liberal, a invasão de Estados colonialistas na América Latina”, explicou Ildo.
Todos os anos, o Centro Martin Luther organiza encontros, seminários, que contam com a participação de biblistas. Em Agosto, Odja Barros coordenou, em Havana, um seminário sobre os Escritos Paulinos.
A série “Uma introdução à Bíblia” é constituída por oito volumes, perfazendo mais de mil páginas. Ela foi traduzida para o espanhol, em Cuba, e apresentada em quatro volumes.