10-10-10 - História de John Wesley em filme

Este filme está repleto de aventura, romance e desafio. Ao longo desta apresentação dramática, os espectadores vão identificar-se com as lutas pessoais e falhas humanas destes grandes heróis da fé. O poder transformador da graça de Deus, como mudou e moldou suas vidas, é inconfundível.
Um coração transformado pode mudar o mundo
Nesta poderosa história verdadeira, baseada directamente na visão dos diários secretos de John e Charles Wesley, nós vislumbramos as lutas pessoais de um homem que viria a fundar o movimento metodista - e outro que se tornaria num dos mais prolíficos e amados escritores de hinos da história. Juntos, eles iriam transformar a face da Inglaterra com os ministérios revolucionários para os pobres e oprimidos, criando um movimento que lançou as bases para a abolição definitiva da escravatura.
O ano é 1732, um tempo de declínio espiritual na Inglaterra. O fosso entre ricos e pobres é acentuado - métodos baratos de produzir gin criaram a versão do século 18 de uma epidemia de crack nas classes mais baixas.
Dentro desse mundo caminha um auto-virtuoso jovem pastor anglicano chamado John Wesley. Tendo crescido acreditando que tinha de ganhar o seu caminho para o céu através de boas obras, Wesley passou grande parte de seu tempo visitando as prisões, a estudar a Bíblia e orando - tudo para escapar ao fogo do inferno.
A sua auto-disciplina rigorosa atrai a atenção do General Oglethorpe, que acabara de ser nomeado governador da nova colónia da Geórgia. Oglethorpe convida o jovem Wesley para servir como capelão da comunidade recém-estabelecida de Savannah. Inspirado por um encontro com um nativo americano, John e o seu irmão Charles viajam para a América com o sonho de evangelizar os povos nativos.
Durante a longa viagem para a América, uma terrível tempestade quase afunda o navio. Wesley e a confiança na sua própria fé está abalada. Ele é surpreendido ao ver um pequeno grupo de missionários da Morávia calmo durante a tempestade, a cantar, confiante na sua fé.
Ao chegar à Geórgia, ele apaixona-se pela bela e jovem Sophy, sobrinha do magistrado local. Mas Wesley fez um compromisso de não se casar, e os seus amores malfadados terminam em amargura e numa acção judicial.
Quando John regressa à Inglaterra despojado e deprimido, ele descobre que o seu irmão Charles encontrou o conforto espiritual e a paz por que o coração de Wesley está tão desesperadamente carenciado. O jovem missionário da Morávia, John, finalmente encontra a manifestação da graça que ele tenha sido procurado.
Com energia renovada e profunda fé, Wesley começa um movimento revolucionário que acabará por transformar a face da Inglaterra e do país incipiente do outro lado do Atlântico. Sob a sua liderança, os primeiros abrigos para mulheres agredidas são iniciados, os pobres da Inglaterra são habilitados e transformados pela fé salvadora, a reforma do sistema prisional é iniciada, e o movimento anti-escravidão começa. Pregadores metodistas pregadores leigos alcançam, a cavalo, as povoações mais remotas com a mensagem do Evangelho.
Esta história é verídica, repleta de aventura e desafio. É um filme que transmite uma poderosa mensagem pertinente para os nossos tempos.